COMPLEXO CULTURAL BRAZ ALÉCIO
SOBRE O COMPLEXO CULTURAL
O Complexo Cultural é localizado no edifício denominado com a inscrição e insígnia “Gymnasium”, e recebeu, por meio da Lei nº 8.887 de 02 de setembro de 2022, a denominação Complexo Cultural "Braz Alécio" em homenagem ao artista plástico mariliense.
Braz Alécio, foi artista plástico, poeta e professor. Nasceu em Marília no dia 20 de Junho de 1929, dois meses depois da emancipação da cidade.
Filho de Reinaldo Alécio e Aurora Rojo, o mariliense foi o 12° registrado em Marília, sendo um dos pioneiros junto com seus nove irmãos. Acompanhou de perto o crescimento da cidade.
O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. Foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no Museu de Artes Plásticas.
Casou-se em 1953 com Dona Olinda, com quem teve dois filhos, Adilson e Ruth.
Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Cândido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.
O artista plástico realizou mais de 150 exposições por todo o Brasil e tem telas no exterior, levando o nome da cidade de Marília por onde passava.
No ano de 2005, Braz Alécio parou de ministrar aulas, devido ao Alzheimer, uma doença degenerativa, que tem como sintoma mais comum a perda de memória.
Faleceu aos 89 anos em 16 de Janeiro de 2019.

Foto: Wilza Matos