Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
NOV
11
GALERIA MUNICIPAL DE ARTES: EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS (ESCANOGRAFIA) “ESCANEANDOME”
Início:Sexta, 11/11/2022 Encerramento:Terça, 29/11/2022

EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS (ESCANOGRAFIA) “ESCANEANDOME”
Data: De 11 a 29/11/22
Local: Galeria Municipal de Artes - Av. Sampaio Vidal, 245.
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h

VERNISSAGE “ESCANEANDOME”
Data: 11 de novembro
Horário: das 17h às 20h
A Galeria Municipal de Artes faz parte do Complexo Braz Alécio, que inclui o Museu de Paleontologia, e fica na Avenida Sampaio Vidal, 245 (antiga biblioteca municipal).

SORTEIO DA OBRA

O sorteio de uma das pelas em exposição aos visitantes que assinarem o livro de presença será realizado em live no Instagram da La Musetta – Arte ao Mundo (@la_musetta_arte) no dia 3 de dezembro, às 21h.

ARTES VISUAIS: ESCANOGRAFIA
Galeria expõe obra premiada e ainda inédita em Marília da artista mariliense Luciana Crepaldi: “Escaneandome”

A Galeria Municipal de Artes de Marília expõe de 11 a 29 de novembro a renomada e premiada obra “Escaneandome” da artista plástica, fotógrafa e arte-educadora mariliense Luciana Crepaldi.

Com uma linguagem única e de autoria inigualável, “Escaneandome” é um trabalho composto por diversas obras produzidas de 1998 à 2006, durante um processo intenso e intuitivo de experimentação imagética a partir do uso de um equipamento para digitalização de documentos, um escâner de mesa de tamanho A4 (29,7 x 21) cm.

As obras foram criadas de 1998 a 2006 e expostas pela primeira vez em 1999 no projeto “Rumos Visuais” do Itaú Cultural de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. O trabalho da artista mariliense foi então convidado para participar de diversas exposições, conquistando prêmios em galerias, feiras de Arte, museus e centros de fotografia.

A exposição “Escaneandome” chegou a ser realizada no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, nas Universidades de Alicante, Cadiz e de Huelva; na Feira de Arte Contemporânea ARCO em Madrid; na Palma Photo em Mallorca, no “Salon du Montrouge” em Paris; no “The New Contemporary Fair” em Nova York; e na Galeria Internacional em Baltimore; no "Art in Love” na Alemanha, entre outros.

A ARTISTA
Luciana Crepaldi é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em Fotografia pelo Centre Cívico Can Basté e pelo Centre Cívico Pati Llimona, ambos em Barcelona, Espanha. Sua obra realizada com escâner intitulada ‘Escaneandome’ é referência no mundo da Arte da “escanografia” e foi citado em três teses de doutorado de três universidades da Espanha: Madri, Málaga e Granada. A artista chegou a ser destaque na Casa Cor 2017 em São Paulo e mais recentemente foi premiada no edital de promoção cultural como: PROAC LAB 2021 - Edital 50 – Prêmio por Histórico de Realização em Artes Visuais – Artistas, que possibilitou a realização da primeira exposição em escanografia da artista mariliense em sua cidade natal.

A ESCANOGRAFIA
Quando o inventor do scanner de mesa, Ray Kurzweil, recebia em 1999 a Medalha Nacional de Tecnologia do Presidente Clinton, Luciana Crepaldi fazia suas primeiras experimentações artísticas com o equipamento; um periférico usado para digitalizar imagens em tamanho A4, a partir de leitura ótica do que lhe é exposto fisicamente.

Os grandes artistas sempre estão em busca de expandir limites, e procuram criar em suas obras, conceitos que expressem suas mensagens de formato genuíno e conciso. Crepaldi testou as possibilidades de uso do scanner até finalizar em 2006 seu inovador trabalho: Escaneandome (escaneando-me). Desde então, ela vem sendo referência neste conceito de pós-fotografia, e faz parte de inúmeras teses de doutorados, como referência na arte da escanografia, de universidades de Belas Artes da Espanha, país que realizou inúmeras exposições

A PRODUÇÃO
Segundo a produtora cultural Caká Cerqueira Cesar, responsável pela curadoria e direção da exposição, destaca a oportunidade única dos marilienses conhecerem esta obra premiada mundialmente. “Representamos a artista Luciana Crepaldi desde 2020, acompanhamos felicidade da artista em finalmente poder expor parte do seu trabalho mais consagrado aqui em sua cidade natal”, conta a empresária, diretora da La Musetta – Arte ao Mundo, empresa responsável pela artista.

O PRESENTE
A artista também preparou um presente para os marilienses. Uma das peças da exposição (todos os quadros estão à venda) será doada em sorteio entre os visitantes da exposição. Ao final do evento, todos os visitantes que assinarem o livro de presença vão concorrer. O sorteio será feito ao vivo no dia 3 de dezembro na página da empresa cultural La Musetta – Arte ao Mundo no Instagran.

“Esse sorteio é uma homenagem que a artista presta a Marília e aos marilienses. A vernissage da exposição também será muito especial e contará com a presença de inúmeros  convidados especiais, autoridades e personalidades da cidade de Marília, entre eles, o empresário e apreciador das artes, Fernando Castro, que trará alguns vinhos da Enoteca Decanter, que poderão ser Consumidos no local”, enfatizou a empresária Caká Cerqueira Cesar.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “ESCANEANDOME”
Artista: Luciana Crepaldi
Local: Galeria Municipal de Artes de Marília
Endereço: Av. Sampaio Vidal, 245
Data: 11 a 29 de novembro
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h;
e aos sábados, das 13h às 18h
 
VERNISSAGE “ESCANEANDOME”
Data: 11 de novembro
Horário: das 17h às 20h
 
SORTEIO DA OBRA
O sorteio de uma obra A4 (tamanho original) que estará em exposição aos visitantes que assinarem o livro de presença será realizado em uma live no Instagran da La Musetta – Arte ao Mundo (@la_musetta_arte) no dia 3 de dezembro, às 21h.