Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura inaugurou  no dia 19 de julho de 2017, as novas instalações da Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença” - Rua São Luiz, 1295.

O novo espaço possui 850m² com três pisos climatizados, com elevador  e banheiros adaptados para pessoa com deficiência.  
A nova sede abriga de forma mais adequada e moderna o acervo de 25 mil itens composto por obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Marília, literatura, livros infantis, acervo em braile, jornais, revistas, HQ’s, CD’s e DVD’s, audiolivros à disposição de qualquer pessoa que estiver cadastrada para empréstimo. 

Com a proposta de implementar novos projetos e  programas, o local possui um espaço amplo para a oferta de atividades e também propicia a captação de verbas nas instituições estaduais e federais, devido à acessibilidade e outras necessidades que as agências de fomento solicitam para tais projetos. 
Atualmente as bibliotecas mudaram seu perfil e conceito, não sendo mais somente um depósito de livros velhos, desatualizados que efetua apenas empréstimos e atende a pesquisas. Biblioteca é um organismo vivo atuante, participativo na comunidade. É também um lugar de convivência, trocas e aprendizado mútuo. Biblioteca são pessoas. 

"É preciso que coloquemos à disposição da população uma Biblioteca viva e pulsante que possa dialogar com os diferentes usuários, trazendo a população pra dentro dela e indo ao encontro dos anseios da população. Ela deve ser parte integrante de um programa de incentivo a leitura, que vai se desdobrar em diversos projetos e ações", destaca o Secretário da Cultura, André Gomes.

BIBLIOTECA MUNICIPAL "JOÃO MESQUITA VALENÇA"

A Biblioteca municipal foi criada por um Decreto-Lei (nº 23) em 3 de janeiro de 1941, assinado pelo Prefeito Nelson de Carvalho. Em 1966 foi denominada Biblioteca Pública Municipal “João Mesquita Valença”.
No ano de 2017 completou 76 anos de criação, passando por várias mudanças de espaço e de estrutura, incorporando ao longo dos anos a criação da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa” e a Biblioteca Infantil (BIM) “Renan Lombardi Cazo”.
 
As atuais instalações, mais modernas, acessivas, inclusivas e climatizadas estão dispostas da seguinte forma: 
No piso inferior (piso 1) está o Telecentro – projeto de informática para a terceira idade, espaço multi uso para auditório, contação de histórias, reuniões, cursos, oficinas e eventualmente exposições;
No piso térreo (piso 2) encontra-se o acervo de literatura nacional e internacional, livros de escritores marilienses, livros infantis, juvenis, áudio livros, em braile, gibiteca, está a recepção, balcão de empréstimos e devoluções de livros, banheiros revistas e jornais além do cantinho histórico que destaca a história da biblioteca e da cidade;
No piso superior (piso 3), estão disponíveis os livros didáticos e paradidáticos, o Programa Marília Conectada que disponibiliza computadores para uso do público e WIFI de banda larga e área de estudo.
 

CADASTRO E EMPRÉSTIMO DE LIVROS
 
Podem se inscrever gratuitamente e emprestar livros, os residentes em Marília e distritos. Basta se cadastrar apresentando RG/CPF, o comprovante de residência, e-mail e número de celular. 
A biblioteca oferecerá gratuitamente a todos os usuários conexão a internet com a disponibilização de wi fi dentro das dependências para ser utilizado no âmbito educativo, informativo e de pesquisas. 


CONSULTE ACERVO DA BIBLIOTECA     CONSULTA


VISITA VIRTUAL  - “Cantos e Encantos de uma Biblioteca Viva”

Novo vídeo “Cantos e Encantos de uma Biblioteca Viva” disponibiliza gratuitamente uma visita virtual pela Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”, valorizando o espaço e o conteúdo cultural.

Acesse e conheça os valores culturais em cada canto da biblioteca, como tudo nela é pensado para atrair a curiosidade dos visitantes para o mundo encantador do saber, da cultura, dos livros e todas as outras coisas que só uma Biblioteca Viva proporciona.

Apresentação: André Sanches Cibantos Jr.


ASSISTA A VISITA VIRTUAL     VÍDEO