Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

SECRETÁRIO DA CULTURA

Conheça o Secretário da Cultura

PAULO LÚCIO DOS SANTOS - Secretário Municipal da Cultura, tem bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais (1999) e mestrado (2010), todos os cursos realizados na Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília/SP. Nessa época, atuou durante quase quatro anos como bolsista do Programa de Capacitação Técnica de Recursos Humanos, financiado pela FAPESP.

Fora da vida acadêmica, trabalhou profissionalmente por cinco anos (2011-2016) na Oficina Cultural Tarsila do Amaral pelo Programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, gerido pelo Instituto de Apoio à Cultura, a Língua e a Literatura - POIESIS, onde ingressou como Assistente Administrativo e depois passou a atuar como Técnico de Programação, no assessoramento junto à coordenação na elaboração da grade programática de atividades, cujo programa tinha por base a formação e difusão cultural das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da área de abrangência dos 49 municípios da região administrativa de Marília, atendidos pelo programa.

 Ainda no setor cultural, participou como Assistente de Produção do Projeto Cultural “InspirArte” (2018), contemplado pelo programa ProAc, gerido pela Associação Amor de Mãe de Marília.

Nessa época foi convidado a trabalhar na Secretaria da Cultura de Marília, onde atuou como Assessor da Cultura e depois como Secretário Adjunto da Cultura, ajudando na coordenação e controle das atividades da pasta, da organização e preparação de editais públicos (Lei Aldir Blanc) destinados aos trabalhadores do setor cultural, fazendo a interface com os demais órgãos da administração pública.

Por três anos atuou na função de representante da Secretaria da Cultura no Conselho Municipal da Cultura de Marília.
Em 2021, passou a atuar como Assistente Técnico do Projeto “Teatro da Cidade”, na administração do espaço físico; nas questões administrativas relativas ao Projeto que é gerido por uma associação sem fins lucrativos, mantido pela Prefeitura de Marília.

Antes de ser convidado para gerenciar a pasta da Cultura, estava desempenhado importante função,  recontratado pela Prefeitura, no suporte técnico ao Projeto “Teatro da Cidade” e no assessoramento da Secretaria da Cultura no tocante a programação das atividades e editais, sendo responsável pela implementação dos recursos da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2.

 Participou de cursos de formação, oficinas, workshops e seminários com foco no setor cultural tais como: “Agente Cultural” - Senac; Editais e Chamamento Público (Lei nº 13.019/2014 - Instituro Gov. Ltda; Oficina: Princípios em Museologia das OSC; dentre outros na área de elaboração de projetos culturais e gestão cultural realizado pelo Programa Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.