Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

MUSEU HISTÓRICO

* Espaço em reforma - reinauguração em breve

Acervo

O Museu possui peças antigas e históricas: documentos impressos e escritos, fotos antigas e atuais, canto da composição de nossa sociedade e muitos mais. Com todo esse acervo o espaço torna-se não somente um Museu, mas um local de pesquisa, estudo, educação e entretenimento.
 
Histórico
 
Criado através do Decreto n° 2.578 de 23/06/1972, o Museu teve sua instalação oficial em 21/09/1972, pela lei n° 1938 em imóvel junto à Biblioteca Municipal no Centro Cultural. Nesta época o Museu tinha como objetivo a reconstrução da História de Marília, de sua origem aos dias presentes, e, por força da lei que o criou, ao culto do episódio da Inconfidência Mineira, notadamente de Tomaz Antônio Gonzaga e seu poema “Marília de Dirceu”.
 
Em 1978 foi celebrado o Termo de convênio entre a Prefeitura Municipal de Marília e a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, quando o Museu foi instalado em prédio anexo a Faculdade.
 
Através da Lei n° 4161 de 04/03/1996 foi denominado “Museu Municipal Hélio Antônio Scarabôtollo”.
 
Em 2001 passou por processo de revitalização. O objetivo deste espaço é a preservação do patrimônio cultural de nossa cidade podendo torna-lo mais educativo, atendendo ainda as propostas pedagógicas das escolas.
 
Em 2002, o Museu passou por Projeto Museológico e Museográfico, composto por colocação de divisórias e separação de dois setores, um relacionado com a história de Marília, a formação do município, vida social, política, industrial, comercial, saúde, economia e religiosa e outros, além da sala de exposições temáticas de curta duração, seguindo exigências da moderna museologia.
 
2022: Tem previsão para ser reinaugurado no segundo semestre de 2022 no prédio do Centro Cultural (antiga Biblioteca) - Av Samaio Vidal 245.
 
Patrono
 
Hélio Antônio Scarabôtollo nasceu em 1921, no município de Palmeira-SP e faleceu em 1996. Viveu sua infância e parte de sua adolescência em Marília. Dentre os relevantes serviços prestados à nossa comunidade destaca-se a doação ao Museu de parte de sua biblioteca particular, equipamentos de origem alemã para a Biblioteca Braille, comendas recebidas e outros.