Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

CASA DE CULTURA

A  Secretaria Municipal da Cultura inaugurou no dia 30/10/2018 a Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” que, além da intensa programação cultural, ainda abriga o Projeto Guri – Polo Regional Marília, Projeto Teatro da Cidade e Oficinas Culturais.
 
 
Homenagens
 
 
A Casa de Cultura recebe o nome “Cristovam Ruiz Pereira”, através da Lei Ordinária Nº 8312 de 23 de outubro de 2018. Uma homenagem do poder público ao músico Cristovam, que dedicou sua vida profissional à música na cidade de Marília.
 
Cristovam Ruiz Pereira nasceu em 1981, começou seu aprendizado musical em maio de 1994 no Tema Centro Musical de Marília. Em 1999, ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí para os cursos de guitarra MPB/Jazz e Violão Erudito, onde permaneceu até o fim de 2004.
 
Participou como instrumentista e produtor de inúmeras gravações, bandas e duplas sertanejas. Trabalhou como guitarrista e violonista do locutor de rodeios e cantor Marco Brasil e integrou a banda "Alô Meu Povo", com média superior a 100 shows por ano. Com o mesmo participou de turnê nos EUA em 2007 onde tocou em palcos e rodeios de inúmeras cidades do país. Dedicou-se ao seu projeto de música instrumental, desenvolvendo apresentações e workshop em algumas cidades do Estado de São Paulo. Foi educador musical no Projeto Guri onde lecionou guitarra. Faleceu em março de 2015, deixando esposa e filho.
 
Além de Cristovam, o Músico Luis Justino Fernandes (Luisinho Estilingue), também é homenageado na Casa de Cultura e dá seu nome ao 2º piso da Casa, piso este repleto de salas de aulas dos mais variados instrumentos musicais.
 
Nascido em 1965, na fazenda Cascata, estudou no colégio Bento de Abreu.Começou a tocar com os meninos do Cristo Rei, e se interessou por rock quando viu uns meninos tocando Led Zeppelin, ganhou o vinil e tirou as músicas sozinho. Desde então não parou mais.
 
Aprendeu muito com o músico Federal, sendo que a diversão na época era tocar no projeto talento, onde ia com um violão emprestado. Passou por várias bandas como Peoples, Banda Musical Vitória, Banda de Lá e muitas outras. Trabalhou com Marco Brasil onde fez todos os arranjos, aberturas, e teve contrato com a Warner Music. Seu sonho era ter um local em Marília onde tivesse um projeto com batalha de bandas.

Mudança:
 
Para melhor atender os alunos do Projeto Guri e Projeto Teatro da Cidade, a Secretaria da Cultura alugou um imóvel amplo e com divisões melhor elaboradas. Em julho de 2024 a mudança foi realizada, Rua Sergipe nº 795.