Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

GALERIA DE ARTES

A Galeria Municipal de Artes tem um amplo espaço destinado a abrigar exposições temporárias individuais ou coletivas de artistas plásticos, escultores e fotógrafos de Marília e de outras cidades, exposições de acervo próprio.

O local conta ainda com reserva técnica para abrigar o acervo e sala administrativa. Os espaços expositivos contam com climatização e projeto de iluminação próprio para estes locais.

A Galeria de Artes está localizada no Complexo Cultural Braz Alécio - Av Sampaio Vidal, 245.

 

Horários de funcionamento:
De terça a sexta: das 09h às 17h - sábados das 13h às 17h.
Coordenação: Ana Cláudia Costa Guedes




Após o período de mudança de endereço e reforma, a Galeria de Artes foi reinaugurada no dia 28 de outubro de 2022, com uma belíssima exposição do artista plástico mariliense Braz Alécio, que também dá nome ao Complexo Cultural.

 

O COMPLEXO CULTURAL

O Complexo Cultural é localizado no edifício denominado com a inscrição e insígnia “Gymnasium”, e recebeu, por meio da Lei nº 8.887 de 02 de setembro de 2022, a denominação “Complexo Cultural Braz Alécio” em homenagem ao artista plástico mariliense.

Artista plástico, poeta e professor, Braz Alécio nasceu em Marília no dia 20 de Junho de 1929, dois meses depois de a cidade ser emancipada.

Filho de Rinaldo Alécio e Aurora Rojo, o mariliense foi o 12° registrado em Marília, sendo um dos pioneiros junto com seus nove irmãos. Acompanhou de perto o crescimento da cidade.

O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. E foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no Museu de Artes Plásticas.

Casou-se em 1953 com Dona Olinda, com quem teve dois filhos, Adilson e Ruth.

Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

O artista plástico realizou mais de 150 exposições por todo o Brasil e tem telas no exterior, levando o nome da cidade de Marília por onde passava.

No ano de 2005, Braz Alécio, parou de ministrar aulas, devido ao fato dele ser portador de Alzheimer, uma doença degenerativa, que tem como sintoma mais comum a perda de memória.

Faleceu aos 89 anos em 16 de Janeiro de 2019.