Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Virada Cultural Marília 2024 acontece dias 06 e 07 de abril com programação gratuita

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará nos dias 6 e 7  de abril a Virada Cultural Marília 2024. Totalmente gratuito, o evento acontecerá na praça em frente ao Teatro Municipal, palco do Teatro e também no Complexo Cultural Braz Alécio. O evento integra a programação especial de aniversário de Marília (4 de abril).

 “Além de comemorarmos o aniversário da cidade, um dos objetivos da proposta é ocupar a cidade com arte e cultura, valorizando os artistas locais, a socialização e difusão de linguagens artísticas”, afirmou André Gomes, Secretário da Cultura.

Além de shows de música, nos estilos Pop Rock, clássicos do RocK, eletropop, MPB e Jazz, o público também terá teatro, dança, arte urbana entre outras atrações.

A abertura oficial da Virada Cultural Marília acontecerá no dia 6 de abril (sábado), às 18h, com o grupo de Taiko do Nikkey Marília Hibiki WAdaiko.  Na sequência o público poderá conferir : As aventuras de Zé Caixote e Jão Chupança – Com a Cia de Teatro Nua & Crua; Banda Mais Pilora que Beijo - Samba e MPB; ORIGINALE – Quinteto de metais; DJ  Old Mug; Banda The Wizards; Bluesman: Tributo à Robert Johnson.

No mesmo dia, acontecerão as Exposições: Boêmias e Neon com o artista Renato Lo e Diferentes faces da minha mente – da artista plástica Batata Couve, na Galeria de Artes – das 13h As 19h.

Já no domingo, 7 de abril, a programação terá início às 15h com programação para crianças. Além do Cantinho da Leitura, realizado pela Biblioteca Municipal, a criançada poderá se divertir com contação de histórias com Cantos e Contos (Cia Elam) e apresentação circense com o espetáculo Sonhando Mundos (Amarelo Cia de Teatro).
Ainda no domingo, à partir das 16h30, terá início o espetáculo musical Luzes de Luizes, com Laerte Marques e convidados, seguidos de “Desculpa, mas eu preciso falar!” (Teatro com Coletivo de Rua de Marília), Banda Lua e as Marés, Show Instrumental JAZZCOB do Bandolim e Show de Pagode com Boi Gomes .

Durante os dois dias de evento, o público poderá acompanhar a execução da intervenção artística de Graffiti. Os artistas visuais Isa, Jah, Uno Gui e Brain desenvolverão um painel, especialmente criado para a parede lateral externa do Teatro Municipal.

O evento contará ainda com Feira de Artesanato e Food Trucks, que estarão instalados na Praça do Teatro Municipal, além de pula-pula, pipoca e algodão-doce para as crianças.
 
Programação:
 
Sábado - dia 06/04
     
Exposições: Boêmias e Neon com o artista Renato Lo e Diferentes faces da minha mente – da artista plástica Batata Couve Das 13h às 19h Galeria de Artes
(complexo Cultura Braz Alécio)
Museu de Paleontologia aberto das 13h às 19h (complexo Cultura Braz Alécio)
Música - Taiko na Praça  - com grupo Hibiki Wadaiko 18h praça
Teatro - As aventuras de Zé Caixote e Jão Chupança – Com a Cia de Teatro Nua & Crua 19h teatro
Música, com a Banda Mais Pilora que Beijo - Samba e MPB 20h praça
Música – ORIGINALE – Quinteto de metais - Música para todos 21h praça
Música - DJ  Old Mug 22h praça
Música – Banda The Wizards 23h praça
Música – Banda Bluesman: Tributo à
Robert Johnson
00h praça
Artes Visuais – Intervenção artística
Com os artistas ISA, Jah , UNO GUI e BRAIN
Durante todo evento praça
 
  
Domingo – 07/04

 
Contação de História - Cantos e Contos – Cia Elam de Teatro 15h praça
Circo – Apresentação Circense - Sonhando mundos, com  Amarelo Cia de Teatro e Circo 15h40 Teatro Municipal
Música - Luzes de Luizes com Laerte Marques e grupo Jacarandá, com participações de Renan e Matheus 16h30 praça
Teatro - Desculpa, mas eu preciso falar! – com Coletivo de Rua de Marília 17h20 praça
Música -  Banda Lua e as Marés: de flerte       com a música brasileira 18h praça
Música – Show instrumental JAZZCOB do Bandolin 19h praça
Música - Show Pagode com Boi Gomes 20h praça
Artes Visuais – Intervenção artística
Com os artistas ISA, Jah , UNO GUI e BRAIN
Durante todo evento praça
Cantinho da Leitura com a Biblioteca Municipal Das 15h às 19h Praça
 


Sinopses:




Hibiki Wadaiko, Tambores Japoneses do Nikkey Marília:
Taiko na Praça é apresentação dinâmica de músicas japonesas, autorais e tradicionais, com taiko (tambores japoneses), do grupo Hibiki Wadaiko do Nikkey Marília, que impressiona todas as pessoas, de crianças a idosos, com muita energia e alegria em cada ritmo e movimento.












As Aventuras de Zé Caxote e Jão Chupança:
  apresenta a saga de dois palhaços caipiras com desejo de fazer teatro. Esta peça, propõe de forma lúdica e divertida um questionamento sobre  os temas justiça  e verdade, através da histórica relação entre  oprimido e o opressor. Teatro, diversão e política.  Venha se divertir e refletir com as aventuras de Zé Caxote e Jão Chupança. (Nua&Crua Cia de Teatro)












Old Mug music
:  um casal de idosos que leva uma mistura de música eletrônica com funk e sertanejo, formando  o “open format” para chacoalhar a galera por onde passa!!!












"The Wizzards":
 é uma banda tributo apaixonada por Black Sabbath e Ozzy Osbourne, edicada a celebrar o legado destes ícones do rock. Com músicos talentosos e uma performance eletrizante recriam fielmente os sucessos atemporais, transportando o público para a era dourada do rock. Formada em Bauru em 2019 a banda conta com Renato Guilhoto nosvocais, Walter Claro na guitarra, Cesar Guarnieri no baixo e Antônio Neto na bateria.












Bluesman Tributo a Robert Johnson:
 Robert Johnson é um dos criadores do blues e sua figura mais emblemática. Apesar da curta carreira e poucas músicas registradas na década de 1930, Johnson segue uma influente em todos os estilos musicais e na cultura. O trio Bluesman, formado por Rodrigo Mendonça, Gustavo Nunes e Claudio Costa se propõe a resgatar a raiz do blues e ajudar a manter a música e a história de Robert Johnson vivas, para entendermos melhor a arte e a sociedade do século XX.













“Cantos e Contos” (Cia ELAM de Teatro):
Quem não gosta de ouvir uma boa história? Neste espetáculo o público caminha junto, de forma sensível ao prazer de imaginar, criar de forma lúdica, o cenário, as personagens e situações das mesmas, de forma individual, ou seja, em suas mentes, como a leitura de um livro, que nos desperta toda uma construção imaginária, visual do que se está lendo.

 
Intervenção artística/Artes Visuais:  Os artistas Isa, Jah, Brain e Uno Gui, irão realizar a revitalização da parede do Teatro Municipal através de um painel de graffiti, com tema dê artes cênicas de forma lúdica e cômica, mostrando as linguagens e os contos do teatro através da arte.


Espetáculo SONHANDO MUNDOS: O espetáculo transporta o público para o encantador universo das clássicas apresentações circenses, e explora o lado Lúdico do palhaço. Contando a história de um tempo marcado pela pandemia, acompanhamos a jornada de Murilo, um menino que sonha com mundos diferentes e transforma o seu olhar para o mundo em que vive. (Amarelo Cia. de Teatro e Circo - Ator Criador: Edson Rossi; Dramaturgia:  Thiago Nascimento.)












Desculpa, mas eu preciso falar!
O que aconteceria se, de repente, fosse possível ouvir os pensamentos das pessoas que circulam pela praça do bairro. Quais pensamentos, sentimentos, situações descobriríamos? Através da performance e da poética, o espetáculo convida a pensar nas experiências vividas nos espaços públicos, alicerçado nos sentimentos de empatia e solidariedade, oriundos da troca entre os que vivem em comunidade. (Coletivo de Rua Marília - Elenco: Beto Lemos, Cássia Silva, Jaqueline Francis, Victor)












Laerte Marques, projeto Luzes de Luizes:
Mostra o trabalho de alguns grandes e consagrados compositores da música brasileira chamados Luiz, como Luiz Gonzaga, Luiz Gonzaga Jr, Luiz Airão, Luiz Melodia, Luiz Vagner e outros. Participação do Grupo Jacarandá,  Renan no Teclado e Matheus na Bateria.










Banda Lua e as Marés:
formada pelas musicistas Ciça Bayer (voz e violão), Dani Righetti (baixo) e Marília Galletti (bateria) tem seu repertório composto por músicas autorais e canções de diversos gêneros que flertam com mpb, como forró, samba rock, xote, baião, entre outros estilos que pedem para o corpo balançar!












Boi Gomes -
“Pagode do Boi Gomes” é um show musical que une originalidades e ousadia buscando e levando a alegria pra galera.   O  grupo de pagode relembra vários músicas que marcaram a história!








JAZZCOB DO BANDOLIN:
O Show “Jazzcob do Bandolin” é uma homenagem ao grande nome e expoente da música brasileira “Jacob do Bandolim”, que foi um dos grandes bandolinista e compositores do século passado. Para este show o grupo “Paulo Maia Trio” elabora novos arranjos para as músicas de Jacob do Bandolin propondo uma sonoridade diferente das gravações originais, a partir da fusão dos elementos do jazz (piano, Baixo e Bateria), com a linguagem do choro (bandolin e clarinete). Essa formação já foi experimentada por Jacob do Bandolin quando gravou com o grupo Zimbo Trio em 1968. Paulo Maia Trio convida para este show um grande solista: Carrapicho Rangel, um grande expoente do choro e um dos maiores bandolinistas do Brasil. Neste show o público ouvirá grandes clássicos do choro como Receita de Samba, Noites Cariocas, Santa Morena, Doce de Côco entre outras.(Show apoiado pelo ProAC)











ORIGINALE: Quinteto de Metais –
Apresenta ao público músicas de  diversos gêneros: popular, erudito, temas de filmes. Grupo composto por Gediael, André e Bruno nos trompetes, Bruno no trombone, Mauro na trompa e Lucas na baixo tuba.











Banda Mais Pilora que Beijo
: a Banda nasceu em 2022 para alumiar canções antigas de grandes compositores nossos, como Paulo Vanzolini, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa, por exemplo; além de dar vida também à canções autorais do grupo que carregam em si a potência de se tornarem, um dia no futuro, novos clássicos.
 



Galeria de Artes: aberta sábado, 06/04, das 13h às 19h



Exposição: Boêmias e Neon  (Artista: Renato Lo)

 
A exposição “Boêmias e Neon” traz 15 fotografias do artista mariliense Renato Lo.  Por meio de imagens dinâmicas que transformam a cidade interiorana de Marília em uma metrópole futurista cyberpunk, o trabalho do jovem fotógrafo retrata o movimento da vida noturna, proporcionando uma nova perspectiva sobre a realidade cotidiana. De forte inspiração na estética cinematográfica chinesa, o trabalho de Renato é um retrato do urbanismo mariliense.




Exposição: Diferentes faces da minha mente (Artista: Batata Couve)

“Diferentes faces da minha mente” retrata os últimos quatro anos de trabalho da artista plástica mariliense Batata Couve. Seu estilo próprio - uma mescla entre cartoon e realismo - apresenta cerca de 15 retratos em aquarela que fazem-se notar pelas cores fortes e traços marcantes. Carregam em si a ideia de adentrar a cabeça da jovem artista e se deparar com um turbilhão de emoções que afloram de seus protagonistas.