Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

GALERIA DE ARTES

A Galeria Municipal de Artes Plásticas de Marília dispõe de um espaço projetado para receber exposições temporárias, sejam elas individuais ou coletivas, destacando o trabalho de pintores, escultores, fotógrafos e artistas de diversas linguagens plásticas e visuais. As mostras incluem obras de artistas residentes em Marília e em outras cidades, além de exposições com peças do acervo próprio da Galeria.

A estrutura da Galeria também conta com uma reserva técnica para a guarda do acervo, além de uma sala administrativa, que apoia as atividades de gestão e organização do espaço.

📑 Quer saber mais sobre como expor na Galeria?
Confira o Regulamento para Exposições e descubra como participar da nossa programação.

🔍 Consulta ao Acervo
O Acervo da Galeria está atualmente em fase de processamento técnico e, em breve, estará disponível para consulta pública. Enquanto isso, você pode acessar a nossa Política de Gestão do Acervo para entender melhor os critérios e diretrizes que orientam a preservação e difusão do patrimônio artístico.


A Galeria de Artes fica localizada no Complexo Cultural Braz Alécio - Av Sampaio Vidal, 245, piso térreo.

Horários de funcionamento:
De terça a sexta: das 09h às 17h - sábados das 13h às 17h.

Coordenação:
Ana Laura S. Xavier
Giulia Moraes

Contato:
(14) 98195-0186 | [email protected]


Após o período de mudança de endereço e reforma, a Galeria foi reinaugurada no dia 28 de outubro de 2022, com uma belíssima exposição do artista plástico mariliense Braz Alécio, que também dá nome ao Complexo Cultural.


SOBRE O COMPLEXO CULTURAL

O Complexo Cultural é localizado no edifício denominado com a inscrição e insígnia “Gymnasium”, e recebeu, por meio da Lei nº 8.887 de 02 de setembro de 2022, a denominação “Complexo Cultural Braz Alécio” em homenagem ao artista plástico mariliense.

Artista plástico, poeta e professor, Braz Alécio nasceu em Marília no dia 20 de Junho de 1929, dois meses depois de a cidade ser emancipada.

Filho de Rinaldo Alécio e Aurora Rojo, o mariliense foi o 12° registrado em Marília, sendo um dos pioneiros junto com seus nove irmãos. Acompanhou de perto o crescimento da cidade.

O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. E foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no Museu de Artes Plásticas.

Casou-se em 1953 com Dona Olinda, com quem teve dois filhos, Adilson e Ruth.

Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

       
          Foto: Wilza Matos

O artista plástico realizou mais de 150 exposições por todo o Brasil e tem telas no exterior, levando o nome da cidade de Marília por onde passava.

No ano de 2005, Braz Alécio, parou de ministrar aulas, devido ao fato dele ser portador de Alzheimer, uma doença degenerativa, que tem como sintoma mais comum a perda de memória.

Faleceu aos 89 anos em 16 de Janeiro de 2019.