25º Festival da Primavera - Bon Odori acontecerá dia 14 de outubro
Evento tem entrada franca e será realizado na Sede Campestre do Nikkey Marília
O Nikkey de Marília, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará no próximo sábado -14 de outubro, a partir das 18h, o Festival da Primavera “Bon Odori”, que está completando 25 anos.
Com muitas atrações para o público, como danças, taikô e gastronomia , o evento tem entrada franca e acontece na Sede Campestre, localizado na Av. Benedito Alves Delfino 2850, zona norte do município.
O Bon Odori é uma tradicional festividade japonesa que tem a sua origem no budismo. A festa celebra as almas dos antepassados, desejando que as mesmas sigam no caminho de luz e encontrem a paz. Também simbolizam a gratidão pelo bom trabalho, seja ele representado pela colheita, pesca e até mesmo momentos de lazer, como as brincadeiras infantis, tudo isso através da dança - o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taikô), das flautas de bambu (fuê) e do canto estilo minyo.
A dança consiste em movimentos delicados e simples, com gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. No Brasil, o Bon Odori difundiu-se através dos imigrantes japoneses que desejavam dar continuidade às tradições de sua terra natal, existindo atualmente diversos grupos praticantes dessa arte.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com a diretoria, este ano estão previstas atrações como apresentações culturais com o grupo de taikô Hibiki Wadaiko, Réquios Eisá Taikô, matsuri dance (bon odori com movimentos mais rápidos) e claro muito Bon odori com participação especial do Gakudan de Guaimbê e do grupo Marília Dansu.
Outra atração bastante esperada pelo público é a tradicional gastronomia: yakisoba, udon, gyudon pastéis, espetinhos, sorvete frito, karaguê, buble tea entre outros.
A comissão organizadora está se esmerando na decoração, tudo feito voluntariamente por integrantes de entidades nikkeys e departamentos.
“O Nikkey de Marília convida a todos para confraternizarem nesse evento que faz parte do calendário municipal de festividades e que tem o objetivo de promover a interação de todas as comunidades locais e vizinhas”, disse Élio Ajeka, presidente do evento.