Biblioteca Municipal recebe grupo Cabeças de Livros para atividades gratuitas
A Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” recebe nesta quarta-feira, 27 de março, o Grupo Os Cabeças de Livro, que realizará três atividades gratuitas: oficina de ilustração em aquarela, a Intervenção Cabeças de Livro - com leitura e declamação de versos e narrativas curtas e um flashmob (ação performática em grupo). A participação nas atividades é gratuita.
Além de movimentar a arte e promover atividades culturais, o objetivo é incentivar o hábito da leitura. Os livros fazem parte do visual dos Cabeças de Livro e são também o principal instrumento de trabalho do grupo.
Para tirar as palavras do papel, ele usam diversas expressões artísticas, como teatro e música. O resultado é um espetáculo de interação com o público através de versos, histórias e canções que despertam as alegrias e surpresas que a literatura proporciona.
Os Cabeças de Livro são os lectors, os atores/leitores itinerantes que percorrem diversos espaços com literatura pública em movimento de diversas obras, autores e gêneros literários com intuito de levar a inúmeros espaços a presença literária através da disseminação oral de obras de escritos universais da literatura mundial.
Na cena atores com livros por todos os lados, no ar e em suas cabeças, com performance literária, leitura pública de versos, poemas e narrativas curtas permeados por brincadeiras com trava-línguas e canções populares.
O projeto Cabeças de Livro é uma realização da Giralua Companhia das Artes e foi premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Em Marília conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
No elenco, estão Alessandro Brandão, Camila Caparroz, Fabiana Castro, Giovanna Viscelli, Mariza Basso, Talita Neves e Val de Castro.
Oficina
A Oficina de ilustração/pintura com aquarela, com direção do artista visual Alessandro Brandão, acontecerá das 14h às 16h, tem disponibilidade para 20 vagas, para pessoas acima de 12 anos. O tema é Imagens Sombrias - Pinturas de Horror em Aquarela como ilustração de obras literárias.
O objetivo da oficina de Pinturas de Horror em Aquarela é o de utilizar elementos das imagens sombrias que trazem sensações de suspense e terror. O desenvolvimento da oficina será centrado no estudo cromático necessário para a atmosfera proposta.
Após os Cabeças de Livro realizarem a mediação de leitura de dois contos: o assombrado “A dança dos ossos” de Bernardo Guimarães e a mórbida narrativa “Venha ver o por do sol” de Ligia Fagundes Telles, os participantes com este repertório de histórias, construirão uma composição pictórica misturando materiais e suportes diversos como tinta aquarela, lápis aquarela , carvão, giz de lousa , lápis grafite em papéis como cartolina, craft e canson. A técnica usada será o de veladura em aquarela onde camadas de cores se sobrepõem auxiliando a arte final feita com carvão e giz.
Serviço
“Cabeças de Livro” - A Intervenção Artística Literária “Cabeças de livro” irá invadir a biblioteca e o calçadão da Rua São Luís, com muitas atrações literárias.
27 de março a partir das 09h .
Atividades:
Intervenção Cabeças de Livro -9h ás 10h (Biblioteca - Piso2)
Flash Mob – 10h às 11h – Entrada Principal da Biblioteca
Intervenção Cabeças de Livro – 11h ás 12h (Calçadão da Rua São Luís e Centro da Cidade)
Oficina Pintura em Aquarela – 14h ás 16h (Piso 1) – inscrições no balcão ou pelo telefone: 3454-7434