Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
29

Clube de Cinema de Marília celebra a diversidade em programação especial de junho

Quarta, 29/05/2024
Em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Clube de Cinema de Marília - CCM preparou uma programação especial para junho, que promete celebrar a diversidade e promover a inclusão.
 
Com a curadoria da produtora Alumiar Filmes, as sessões “Cinema e Diversidade” acontecem nos dias 2, 9, 14, 16 e 23 de junho e trará histórias protagonizadas por personagens da comunidade e irão abordar suas experiências e dilemas.
 
Cada obra escolhida para compor a programação percorreu um caminho de sucesso em festivais e premiações ao redor do mundo, evidenciando as complexidades das relações homoafetivas e questões de identidade de gênero. O objetivo é proporcionar ao público uma visão mais ampla e empática sobre essas vivências, destacando a importância da representatividade no cinema.
 
Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema de Marília, ressaltou a relevância dessa iniciativa: "Queremos usar a arte como uma ferramenta poderosa de inclusão e conscientização. A diversidade deve ser celebrada e entendida, e o cinema é um meio maravilhoso para isso", diz.
 
Para mais informações sobre a programação e os filmes selecionados, podem ser conferidas no perfil do Instagram do CCM:
https://www.instagram.com/clubedecinemademarilia/
 
Programação junho no CCM
 
Horário: 20h
Participação: Gratuita
Local: Clube de Cinema de Marília - Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
 
=> 1º de junho (sábado)
Quo Vadis, Aida? (2020) - Bósnia e Herzegovina / Áustria
O drama de guerra, premiado nos Festivais de Veneza, Rotterdam e indicado ao Oscar, traz a história de uma professora tradutora da ONU que tenta salvar a comunidade e sua família após a invasão da cidade pelo exército inimigo.
 
=> 2 de junho (domingo)
Nós Duas (2019) - França / Luxemburgo
O filme acompanha a história de Nina e Madeleine, um casal de mulheres idosas que vive uma relação secreta há anos, mas um evento inesperado faz com que essa relação comece a emergir. O longa esteve nos Festivais de Toronto, Rotterdam e foi premiado no César Awards.

=> 9 de junho (domingo)
Fireworks (2023) - Itália
Ambientado na Sicília tacanha e preconceituosa de 1982, o filme traz a conturbada relação entre Gianni e Nino. Ainda recente, o longa tem percorrido festivais pela Itália.
 
=> 14 de junho (sexta-feira)
Femme (2023) - Reino Unido
O filme, que esteve no Festival de Berlim, vai compor a “Sessão Transgressão” do CCM, reservada para filmes com propostas menos convencionais.
Femme conta a história de Jules que tem sua vida e carreira como drag queen destruídas após um ataque homofóbico. Quando ele, agora sem maquiagem, reencontra um de seus agressores em uma sauna gay, resolve dar início a uma elaborada vingança. Sessão é indicada para maiores de 18 anos.
 
=> 15 de junho (sábado)
Zona de Interesse (2023) - Reino Unido / Polônia
O vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e do Grande Prêmio do Festival de Cannes, em “Zona de Interesse”, um comandante de Auschwitz e sua esposa se esforçam para construir uma vida idílica para sua família em uma casa vizinha ao campo de concentração.
 
=> 16 de junho (domingo)
Orgulho e Esperança (2014) - Reino Unido / França
Em 1984 com Margaret Thatcher no poder, mineiros decidem entrar em greve e um grupo de ativistas homossexuais começa a trabalhar para arrecadar dinheiro para a família desses trabalhadores, o que causa um certo constrangimento nos membros da União Nacional dos Mineiros. Apesar disso, os ativistas se mostram dispostos a vencer preconceitos para poder ajudar essas pessoas. O filme otimista dessa improvável aliança é baseado em uma história real e ganhou prêmios no Festival de Cannes e no BAFTA.

=> 23 de junho (domingo)
Uma Mulher Fantástica (2017) – Chile / Alemanha
O filme traz a história de Marina, uma mulher trans que, ao perder seu companheiro em uma morte inesperada, precisa lidar com o apagamento e preconceito da família dele. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa chileno foi premiado nos Festivais de Berlim e San Sebástian.