Clube de Leitura

Quarta, 09/10/2024

No dia 10 de outubro, às 19h, o Clube de Leitura Conta Logo! se reúne para conversar sobre “A palavra que resta”, do escritor cearense Stênio Gardel. Publicado em 2021 pela Companhia das Letras, o romance de estreia do autor foi vencedor do prêmio internacional National Book Award, na categoria Literatura Traduzida em 2023.

O livro retrata a trajetória de Raimundo que, aos 71 anos, decide aprender a ler e a escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de cinquenta anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense Stênio Gardel nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez.

O encontro acontece em formato on-line, via Google Meet. Maiores informações podem ser acessadas por meio do Instagram: @contalogoclube.

O "Conta Logo!" tem como proposta a leitura e discussão de obras clássicas e contemporâneas com cerca de até 250 páginas cada. O objetivo é incentivar o hábito da leitura, desmistificando a ideia de que apenas livros extensos oferecem boa literatura ou contribuem para a formação de leitores. Além disso, todas as obras escolhidas são disponibilizadas gratuitamente pela plataforma BibliON (https://biblion.odilo.us/) e na Biblioteca Municipal de Marília, localizada na Rua São Luiz, 1295.

O Clube é promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), em parceria com a Secretaria de Cultura de Marília, por meio da Biblioteca Municipal.