Contrapartidas da Lei Aldir Blanc são realizadas na Casa de Cultura de Marília durante o mês de Julho
Durante o mês de julho, a Casa de Cultura recebeu três contrapartidas da Lei Aldir Blanc em suas instalações.
A primeira contrapartida foi a reforma e entrega de 8 violões pela loja Clave De Sol instrumentos musicais. A empresa foi beneficiada com o subsídio a espaços de arte concedido em virtude da Lei Aldir Blanc. Fundada em 1990, a loja oferece serviços de Luthieria em instrumentos de corda e teclas, como piano e teclados, abrangendo as partes técnicas e estéticas dos instrumentos, além de locar e vender instrumentos e equipamentos de som e iluminação profissional.
Nos dias 19 e 26 de julho, o músico Leandro Justus, da escola de música CM & T, realizou aulas de violão com os educandos do regime de semiliberdade da Fundação Casa. Durante os encontros, os alunos puderam conhecer os diversos estilos executados no instrumento, além de aprenderem a tocar os primeiros acordes no violão.
Já nos dias 20 e 27 de julho, o músico Renan Amoroso realizou um minicurso de técnica vocal com alunos de idade entre 16 e 69 anos. O mini-curso apresentou aos alunos o passo a passo de como projetar a voz com qualidade e segurança, passando pelas principais técnicas e dinâmicas que trazem dramaticidade e encantam os ouvintes.
Lei Aldir Blanc no Município de Marília
A Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc (LAB), estabeleceu uma série de medidas emergenciais para o setor cultural e criativo, fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aplicada durante os anos de 2020 e 2021, as ações oriundas dessa lei de incentivo rendem frutos até hoje, com ações de contrapartidas e projetos culturais implementados nos diversos munícipios do Brasil. Em Marília, os recursos atingiram mais de 500 artistas e trabalhadores da cultura, contemplando 102 projetos culturais e subsidiando 81 espaços/organizações culturais.