Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAR
08

CULTURA INICIA CADASTRO DE ARTISTAS PARA FOMENTO EM MARÍLIA

Quarta, 08/03/2023
A medida é uma das proposições do Plano Municipal de Cultura e da Lei Paulo Gustavo
O cadastro é obrigatório para quem vier a ser contemplado futuramente
 
 

 
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza um chamamento para o cadastro de artistas, profissionais de arte e cultura, e também de espaços culturais da cidade.  
 
O cadastramento deve ser preenchido por meio do site da Secretaria Municipal da Cultura, em formulário próprio. Basta acessar o link: https://cultura.marilia.sp.gov.br/-cadastro-de-artistas- e responder o questionário.  Dados pessoais, área de atuação, função, currículo, experiência - entre outros - estão entre as questões abordadas no cadastro. Vale ressaltar que o cadastro também se destina aos espaços culturais que existem na cidade.
 
A finalidade do cadastro é compor um banco de dados específico, visando um mapeamento dos artistas, produtores e espaços culturais da cidade, para que se tenha uma organização e sistematização de informações relevantes ao setor, podendo ser utilizados como norteadores para uma melhor implementação de políticas públicas.
 
Além disso, as informações fornecidas pelos artistas no cadastro, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, moradores ou com sede na cidade, irão possibilitar a construção de indicadores culturais do município, atendendo algumas das proposições do Plano Municipal de Cultura.
 
A ação objetiva também credenciar artistas e profissionais da arte e cultura para executarem serviços em atividades e programações em eventos realizados ou apoiados pela Secretaria da Cultura. Portando, todos devem se cadastrar ou recadastrar, em casos de cadastros antigos.
 
É importante destacar que somente quem estiver cadastrado poderá ser beneficiado pelos editais, chamadas públicas, premiações da Secretaria Municipal da Cultura e pelos recursos que se destinarem futuramente por meio das leis: Aldir Blanc e Paulo Gustavo (que está para ser regulamentada).
 
“É de extrema importância que os artistas participem desse processo de mapeamento. O cadastro dos artistas e espaços culturais da cidade é uma ferramenta fundamental para a construção de um mapeamento real da cultura no município. Esta ação servirá de ferramenta para a Secretaria da Cultura executar serviços, bem como criar e subsidiar informações ao Sistema de Indicadores Municipais da Cultura de Marília”, argumentou o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes.   
 
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: cultura@marília.sp.gov.br ou pelo telefone 3402-6600/ 98111-8408 (WhatsApp) na Secretaria Municipal da Cultura.