Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JUL
24

Curta-Metragem de Marília é selecionado para Festival Internacional de São Paulo

Segunda, 24/07/2023
‘Habitar’, gravado em Marília e Vera Cruz, representará a região na mostra Programas Brasileiros
 



Fruto da parceria entre a produtora mariliense Cinegoria e o Cinema Instantâneo no Ciclo de Oficinas de Cinema do Interior, o curta-metragem ‘Habitar’ acaba de ser selecionado para integrar a programação do 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum. A produção será exibida durante a mostra Programas Brasileiros. A programação será de 29 de agosto a 3 de setembro.
 
Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados às produções de curtas durações, o Festival Internacional de São Paulo é uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum nesta sua 34ª edição em formato híbrido, com exibição em salas de cinemas da capital paulista e com transmissão online dos curtas selecionados.
 
‘Habitar’, gravado em Marília e Vera Cruz, surgiu a partir do seguinte questionamento: por que não há nesta região registros da existência dos povos originários? A produção contou com a participação dos alunos que cursaram as oficinas do Ciclo de Oficinas do Interior, em 2022. A obra aborda o esquecimento das tribos de kaingang, que consistem nos prioritários povos originários que habitam esta região de São Paulo.
 
A história dos kaingang é uma história de resistência e sobrevivência à implantação dos projetos de ocupação de territórios no planalto ocidental paulista, que incluía a expansão dos trilhos das ferrovias. Durante o Ciclo de Oficinas do Interior, foram oferecidas 20 vagas por curso, o que atingiu 80 participantes. Dentre os participantes locais foram escolhidos cinco para a realização da oficina prática de curta. O resultado da oficina consistiu no curta-metragem ‘Habitar’.
 
As gravações de Marília aconteceram em locais como a basílica de São Bento, cenários da avenida das Esmeraldas, trechos da linha férrea, Jardim Palmital e também no Museu de Paleontologia de Marília, inclusive com a participação especial do paleontólogo William Nava.