AGO
30
Galeria de Artes abre exposição "Cambará, In Memorian" nesta sexta-feira
Quarta, 30/08/2023
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
A Secretaria da Cultura, por meio da Galeria Municipal de Artes, abrirá nesta sexta-feira, 01/09, a Exposição "Cambará, In Memorian". A Galeria fica no Complexo Cultural Braz Alécio – Av Sampaio Vidal, 245, com visitações de terça a sexta, das 09h às 17h, e aos sábados das 13h às 18h. A entrada é gratuita.
A exposição "Cambará, In Memorian" é uma forma de homenagear o legado do artista e mostrar ao público um conjunto de pinturas que são parte do acervo da família. As obras são todas em óleo sobre tela e retratam paisagens, naturezas-mortas e figuras humanas.
Antonio Pereira da Costa, conhecido como Cambará, nasceu em Jacarezinho, no Paraná, em 1945. Ele adotou o pseudônimo Cambará como uma forma de homenagear a cidade onde começou sua carreira artística.
Em sua primeira fase, Cambará foi influenciado pelo impressionismo, mas ao longo de sua carreira, ele desenvolveu um estilo único. Apesar de não conseguir viver exclusivamente da arte, Cambará nunca abandonou sua paixão pela pintura, mesmo conciliando com outras obrigações profissionais.
Ao longo de sua vida, Cambará participou de várias exposições e concursos de arte, tendo suas obras expostas tanto no Brasil quanto na Europa, com destaque para Portugal e França. Uma de suas paisagens faz parte do acervo da Universidade de Lyon.
Mesmo enfrentando a doença de Parkinson, Cambará nunca parou de pintar e expressar sua arte. Ele faleceu em 2019, deixando algumas obras inacabadas, mas seu legado continua vivo através de sua pintura.
A exposição "Cambará, In Memorian" é uma oportunidade para o público admirar e apreciar o trabalho desse talentoso artista, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem póstuma a ele. As pinturas expostas revelam a evolução do estilo de Cambará ao longo de sua carreira, deixando um legado significativo na arte brasileira.