JUN
22
Marília recebe 1ª atração do Circuito Cult SP com Show gratuito do grupo Pé de Manacá
Segunda, 22/06/2026
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza no próximo dia 25 de junho, às 19h, na Feira Noturna Pôr do Sol, a primeira atração do Circuito Cult SP 2026. O público poderá prestigiar gratuitamente o show do grupo paulistano Pé de Manacá, quarteto feminino que vem se destacando nacionalmente por sua pesquisa musical baseada no forró-de-rabeca e nas tradições da cultura popular brasileira.
Marília está entre os municípios paulistas selecionados para integrar o Circuito Cult SP 2026, importante programa de difusão cultural promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com realização da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Ao longo do ano, a cidade receberá seis atrações culturais gratuitas, com apresentações entre os meses de junho e novembro.
A escolha de Marília ocorreu após a inscrição da Manifestação de Interesse realizada pela Secretaria Municipal da Cultura. A seleção considerou critérios como infraestrutura cultural, compromisso com as políticas públicas de cultura, capacidade de mobilização de público e equilíbrio regional entre os municípios participantes.
Para a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, a chegada do Circuito Cult SP representa uma importante oportunidade de ampliar o acesso da população à produção artística.
“Receber o Circuito Cult SP é uma conquista muito significativa para Marília. A seleção do município demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na área cultural. A apresentação do Pé de Manacá inaugura uma programação que proporcionará aos marilienses experiências artísticas gratuitas e de excelência, fortalecendo a formação de público e incentivando a participação cultural em nossa cidade”, destacou.
Pé de Manacá
A primeira atração da programação será o espetáculo musical do grupo Pé de Manacá, formado por Alice Vaz, Beatriz da Matta, Maria Carolina e Sofia Baroukh. Celebrando oito anos de trajetória, o quarteto desenvolve um trabalho autoral que une a formação tradicional do forró-de-rabeca a experimentações contemporâneas, valorizando a rabeca como instrumento solista e promovendo diálogos entre diferentes ritmos da música brasileira.
Em 2023, o grupo lançou seu álbum de estreia, Pra Raiar, realizado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O trabalho contou com participações de importantes nomes da música brasileira, como Anastácia e Mestra Ana Maria Carvalho, consolidando a identidade artística do conjunto e sua proposta de fortalecer a presença feminina na música popular brasileira.
Com passagens por festivais de destaque em diversos estados e apresentações em unidades do Sesc de São Paulo e Rio de Janeiro, o Pé de Manacá tem conquistado público e crítica por sua sonoridade vibrante, seus arranjos autorais e pela valorização das tradições culturais brasileiras.