Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
SET
25

Marília recebe a premiada Cia. Oruã com o projeto Nesse Quarteto Cabem Cinco?

Segunda, 25/09/2023
A premiada Cia. Oruã, radicada em Campinas (SP), caiu novamente na estrada! Na bagagem, traz o essencial, e um pouquinho a mais, para cativar a plateia de muitos paladares: música, teatro, poesia, dança e circo em sintonia, é claro, com o bom humor, a emoção e o encantamento. Não à toa, é o que promete o projeto com um nome para lá de sugestivo: Nesse Quarteto Cabem Cinco?, que passará por Marília (SP) entre sexta-feira (29/9) e sábado (30/9). E o melhor de tudo: toda a programação é gratuita.
 
Na cidade, a passagem dos artistas da Cia. Oruã, fundada em 2015 pelo multiartista Mauro Braga, vai ser recheada pela encenação do espetáculo E o Palhaço, tem Concerto?: sexta-feira (29/9), às 14h e às 20h, no Teatro Municipal de Marília; da Oficina Corpo Poético: sábado (30/9), às 9h, no Espaço Paz e Amor; e da Roda de Conversa Modos de Gestão Cultural: sábado (30/9), às 14h, também no  Espaço Paz e Amor.
 
“Esse projeto vem justamente ampliar o vínculo da nossa companhia com as cidades por onde ele vai passar, dialogando com os diferentes públicos e criando laços afetivos, profissionais e de convívio com as pessoas. Soma-se a isso a oportunidade de encenar o repertório da Cia. Oruã e de demonstrar um pouco do nosso processo de trabalho, apresentado por meio da roda de conversa e da oficina”, conta Mauro Braga, o também intérprete do Palhaço Azevedo.
 
Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 08/2022 | Circo – Circulação de Espetáculos, a temporada de Nesse Quarteto Cabem Cinco? já passou por Ilhabela, Botucatu e São Vicente.
 
 
E o Palhaço, tem Concerto?
 
Sexta-feira (29/9), às 14h e às 20h
Teatro Municipal de Marília
(Av. Rio Branco, 51, Centro, Marília/SP)
Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão.
 
Em cena como o excêntrico Palhaço Azevedo, que passa de faxineiro do teatro a um maestro para lá de irreverente, o multiartista Mauro Braga transita com maestria pelo universo da música de concerto e o da palhaçaria. Por sinal, muito bem acompanhado por um quarteto de cordas, composto por Gia Barros e Mafê (violino), Victoria Liz (viola de arco) e Reblack (violoncelo). A apresentação contará com Intérprete de Libras.
 
“Em E o Palhaço, tem Concerto?, a rigidez e a formalidade da música escrita em partituras são colocadas em frente ao constante improviso e quebra de protocolos do palhaço. Provocador e carismático, o Azevedo desconstrói, pouco a pouco, a rigidez pré-estabelecida, provocando o quarteto e puxando o tapete do público em um divertido jogo cênico”, conta Mauro.
 
E qual o repertório musical do espetáculo? Mauro Braga dá alguns spoilers: Sinfonia n.29, de MozartQuarteto de cordas n.1 e Trenzinho do Caipira, de Villa LobosRemexendo, de Radamés GnattaliThe Swan, de Saint-Saens; e E o Palhaço, tem Concerto?, de Pedro Assad. “Tudo isso é atravessado pela presença do simpático palhaço, que também se revela um hábil músico, imprimindo ao espetáculo um ritmo cômico que se deixa contaminar pelo ritmo musical”, conta.
 
Ficha Técnica         
Criação, Atuação e Violoncelo: Mauro Braga
Instrumentistas: Gia Barros, Mafê, Victoria Liz e Reblack
Iluminação: Beatriz Nauali/ Érico Damineli
Sonorização: Joana Flor
Produção: Cassiane Tomilhero
Fotos: Nina Pires
Indicação Etária: Livre
Duração: 70 min
 
 
Oficina Artística
 
Sábado (30/9), às 9h
Espaço Paz e Amor (Rua Olavo Bilac, 390, São Miguel, Marília/SP) 
O multiartista Mauro Braga convida estudantes e profissionais da arte do corpo para a oficina Corpo Poético. Trata-se de uma vivência que oferece ao participante possibilidades para desenvolver o potencial do próprio corpo como instrumento expressivo e acessar e utilizar suas imagens internas como estímulo para a criação da cena.
 
“A partir de conversas, alongamentos e aquecimentos, jogos coletivos, exercícios individuais de escrita instantânea e improvisação, apresentarei aos participantes a técnica da Autonomia Criativa, desenvolvida pela atriz, diretora e palhaça Lu Lopes, que está intimamente ligada à criatividade e o potencial de cada um de nós”, conta Mauro.
 
E como participar? Com 20 vagas disponíveis, a inscrição para a atividade é feita por ordem de chegada.
 
 
Roda de Conversa 
Sábado (30/9), às 14h
Espaço Paz e Amor (Rua Olavo Bilac, 390, São Miguel, Marília/SP) 
Conduzida pela produtora cultural Cassiane Tomilhero, a roda de conversa Modos de Gestão Cultural tem a proposta de trocar experiências a partir de uma linha organizativa apresentada pela profissional, com o acolhimento das questões trazidas pelas pessoas participantes.
 
“Durante o encontro, buscarei compartilhar os modos e as ferramentas que desenvolvemos na gestão dos trabalhos da companhia, abordando o planejamento e a elaboração de projetos, além de passar pelas etapas de produção executiva e da gestão do coletivo”, destaca Cassiane.
 
E como participar? Com 20 vagas disponíveis, a inscrição para a atividade é feita por ordem de chegada.
 
 
SAIBA MAIS
 
Programação
 
Sexta-feira (29/9)
às 14h e às 20h: Espetáculo E o Palhaço, tem Concerto?
 Onde: Teatro Municipal de Marília (Av. Rio Branco, 51, Centro, Marília/SP)
  
Sábado (30/9)
às 9h: Oficina Corpo Poético
às 14h: Roda de Conversa Modos de Gestão Cultural
Onde: Espaço Paz e Amor (Rua Olavo Bilac, 390, São Miguel, Marília/SP)
Quanto: Grátis
Informações: @ciaorua