Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
26

Núcleo Audiovisual de Marília participa de Semana ABC de Cinematografia 2022 em SP

Quinta, 26/05/2022

Com apoio da Secretaria da Cultura, Núcleo participa de importante evento da Cinematografia brasileira de 25 a 27 de maio

 


 

Com apoio da Secretaria da Cultura, o Núcleo Audiovisual de Marília e Região participa de 25 a 27 de maio das atividades da Semana ABC, uma realização da Associação Brasileira de Cinematografia, organizada e promovida na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A comitiva mariliense que participa do evento conta com a presença do secretário da Cultura André Gomes; do vice-coordenador Gustavo Roim Gomes, que é produtor-executivo; e dos membros Tiago Pierucci, produtor de áudio; Ian Giglioatti, produtor; Luís Otávio Santilio Ribeiro, o Tatá, cineasta e publicitário e a empresária das artes, jornalista e produtora cultural Caká de Cerqueira César, diretora- executiva da La Musetta Arte Ao Mundo (uma das empresas do núcleo).

Segundo o secretário da Cultura, André Gomes, acompanhar a delegação de Marília na Semana ABC é um gesto simbólico, demonstrando que o poder público, o prefeito Daniel Alonso e o secretário da Cultura estão alinhados com esse propósito de transformar Marília em polo cinematográfico.

 “A pedido do Prefeito Daniel Alonso, a Secretaria da Cultura tem desenvolvido diversas ações para fomentar as cadeias produtivas da economia criativa, como o desenvolvimento de uma política de editais, entre outras ações. Estamos próximos ao Núcleo no sentido de contribuir, no que compete ao poder público, para que Marília possa caminhar na direção de se consolidar como polo cinematográfico. Nossa participação na Semana ABC é fundamental na medida em que podemos ter contato com o que há de mais avançado na produção cinematográfica nacional, como diretores, atores e produtores. Tudo contribui para melhorar o know-how do Núcleo, bem como do poder público, da própria Secretaria da Cultura. Estamos animados com a possibilidade de realizar um Festival de Cinema ainda neste ano”, disse o Secretário.

O Núcleo Audiovisual de Marília e Região está em atividade desde 2020 e é coordenado por Anderson Marques, cineasta de Marília e um dos criadores da organização, que é vinculada à Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim).

 “O Núcleo tem o objetivo de resgatar a cena do cinema em Marília, atraindo para o interior produções cinematográficas, fomentando produções locais e trabalhar na formação técnica. Para tanto, o Núcleo busca encontrar recursos através de fomentos e parcerias entre instituições do cinema”, disse Anderson.

“Agora o Núcleo ganha expressão e é convidado a participar do evento de maior envergadura da América Latina, que é a Semana ABC, o que é extremamente importante, pois ajuda a criar relações com grandes nomes da indústria cinematográfica, atraindo atenções para a cidade de Marília. Temos importantes parceiros que é a Acim e a Secretaria da Cultura de Marília que apoiam esse momento histórico que transformará Marília em importante polo cinematográfico”, destacou Anderson.

Durante o evento os participantes puderam encontrar grandes produtores do setor cinematográfico do Brasil, como por exemplo o diretor de fotografia Carlos Ebert, o ator André Luiz Lima e o engenheiro de som Geraldo Ribeiro.

“Marília tem grande conexão com o setor audiovisual e com o cinema. O prêmio Curumim, concedido pelo Clube de Cinema de Marília, contemplou grandes realizadores do cinema nacional. Vale lembrar também que a cidade é berço de nomes de peso no universo cinematográfico, como o cinegrafista do Cinema Novo Dib Lutfi, o irmão dele, cineasta Sérgio Ricardo, e o cineasta Rodrigo Grota, um dos maiores expoentes do cinema-poesia do Brasil”, afirmou a diretora-executiva da La Musetta, Caká.

Em abril, durante a Connect Acim, os integrantes do núcleo produziram e editaram um filme institucional, apresentando as diretrizes e objetivos do grupo. O vídeo, com duração de três minutos, traz grandes expoentes do audiovisual e da linguagem cinematográfica, além dos próprios integrantes do núcleo. Entre eles estão o autor de telenovelas Walcyr Carrasco, o ator e cineasta Guilherme Nasrauí e imagens cedidas pelo cineasta premiado em Gramado, Rodrigo Grota.