Projeto Taiko Experience, apoiado pela Secretaria da Cultura, realiza apresentação de tambores japoneses na Praça Maria Izabel
No dia 10 de julho, domingo, às 17h, durante a Feira “Domingou na Praça”, o Grupo Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília fará uma apresentação de tambores japoneses, os taikôs, na Praça Maria Izabel. A ação é uma contrapartida do projeto cultural “Taiko Experience”, premiado no Edital Municipal nº 02/2021 - Chamamento público para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais. Na ocasião, o público também poderá conhecer os instrumentos, experimentando tocar taikô.
Outras Ações
No dia 17 de julho o grupo realizará um evento no Bosque Municipal de Marília: o “Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”, uma tarde cultural repleta de atrações da cultura japonesa. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
Além da apresentação do grupo Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília, participarão também os grupos Hanami Daiko (Garça-SP), Requios Gueinô Dokoukai Eisá (taiko de Okinawa – Marília/SP) e a instrumentista e cantora Kiyo Kaito (Taubaté-SP). Haverá também oficinas culturais de origami, mangá e taiko (Nikkey Marília), além da dança circular bon odori e cosplay. O evento vai acontecer no dia 17 de julho, a partir das 14h. Entrada Gratuita.
Sobre o grupo
Criado em 2003 pelo Departamento Jovem da Associação Nikkey Marília, o grupo Hibiki Wadaiko objetiva formar jovens para o desenvolvimento, preservação e divulgação da cultura japonesa através do taiko (tambores japoneses), cultivando valores como respeito, enaltecimento da arte, cooperação e espírito inabalável.
O grupo artístico é formado por jovens voluntários, entusiastas da arte do taiko e da riqueza da cultura japonesa. Hibiki significa vibração, e Wadaiko, tambor japonês. Apresenta-se regularmente em festivais de cultura japonesa, como Japan Fest (Marília), Bon Odori (várias cidades), Cerejeiras Festival (Garça) e Festa do Ovo (Bastos), além de já ter integrado o circuito SESI.
O repertório é composto por músicas autorais, grande diferencial do grupo, e músicas tradicionais japonesas, combinadas com danças e cantos. O estilo de apresentação é o kumidaiko (“banda” de taiko), incorporando a participação do público, sempre encorajado pela alegria e ritmos contagiantes do Hibiki.