MAR
12
Secretaria da Cultura abre inscrições para Oficina gratuita Pontos MIS: IMAGENS PROIBIDAS – com Luís Pavan
Quarta, 12/03/2025
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
A Secretaria da Cultura está com inscrições abertas para a Oficina gratuita Pontos MIS: Imagens Proibidas – com Luís Carlos Pavan. A oficina acontecerá dia 21de março das 18h30 às 22h30, e acontecerá na Sala Municipal de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho”, que fica no Complexo Cultural Braz Alécio – AV Sampaio Vidal, 245 , piso superior.
A participação é gratuita, sendo oferecidas 30 vagas para público acima de 14 anos. As inscrições podem ser realizadas através do telefone 14 98100-0517, das 08h30 às 17h – com exceção das quintas que é das 13h às 17h30.
O Oficineiro
Luis Carlos Pavan, músico, produtor, programador e pesquisador, vivenciou o cineclubismo paulistano trabalhando nos Cineclubes Bexiga e Oscarito como divulgador e programador. Desde 1997 aprofunda trabalho de pesquisa e composição de trilhas sonoras, organizando mostras de cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo.
Desenvolve oficinas e cursos sobre a história e a produção de cinema, já fez cursos e oficinas na rede SESC, na Cinemateca e no Caixa Cultural. Desenvolve a pesquisa e programação de cinema para o Cine Mococa/SP. Produz os trabalhos especiais do compositor carioca Guinga, além de shows de artistas como Mônica Salmaso, Maria João, Esperanza Spalding, Quarteto Carlos Gomes, entre outros.
Sinopse:
A censura é o ato que visa controlar a expressão/opinião/ação de algum grupo ou indivíduo. Historicamente ela é de uso de algum grupo de poder ou pelo Estado. Basicamente visa o controle da liberdade da comunicação. Ela pode ser explícita (na forma de uma Lei) ou não (ditaduras).
Se o cinema se estabelece como linguagem/técnica/arte no final do século XIX, num momento de grandes mudanças sócio-político-estrutural-econômica no mundo, parece óbvio que ele terá que se confrontar com algum tipo de restrição na sua liberdade de expressão ao longo dos seus mais de 118 anos de existência.
Apresentar um panorama da história do cinema e sua relação com a censura neste curso é uma necessidade básica num momento onde há um evidente investimento, tanto em leis de incentivo para a produção audiovisual, como para a capacitação de mão de obra que vai trabalhar nesta produção, principalmente para lidar com uma demanda das porcentagens de produtos nacionais nos canais de exibição em rede.