Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAI
09

Secretaria da Cultura divulga resultado parcial do Mapeamento Cultural

Terça, 09/05/2023
Mapeamento Cultural já conta com 303 cadastros de artistas, produtores e espaços culturais da cidade
 
Lançado há um mês pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura, o Mapeamento Cultural de Marília recebeu até agora um total de 303 cadastros. O formulário virtual criado para mapeamento dos artistas, produtores e espaços culturais da cidade é uma ferramenta que busca auxiliar a Secretaria na elaboração e planejamento de ações e políticas públicas para a área.

O site da Secretaria da Cultura possui modelos de cadastro para artistas que atuem nas diversas linguagens artísticas e manifestações culturais, como teatro, literatura, música, dança, artesanato, artes visuais, entre outras expressões artísticas. Conta ainda com um cadastro exclusivo para o setor do audiovisual e para os espaços artísticos e culturais.

O mapeamento é para formação de um banco de dados com o objetivo de ampliar o relacionamento entre estes agentes e a Secretaria, possibilitando assim a identificação de perfis culturais e potencialidades que embasem o desenvolvimento de ações para o campo da arte e cultura no município.

Segundo dados da Secretaria da Cultura a maioria dos cadastros até o momento é de agentes culturais que atuam na área da música (110); seguido da dança (52); artes visuais (44) e teatro (39). Em seguida temos literatura (26); arte urbana (24); artes Plásticas (28), entre outras expressões artísticas. Já o audiovisual possui até o momento 27 agentes deste segmento artístico cadastrado. No âmbito dos espaços artísticos e culturais foram 23 questionários respondidos.

 
ÁREA DE ATUAÇÃO DIVERSAS MODALIDADES

FUNÇÃO DENTRO DO SETOR AUDIOVISUAL
O mapeamento também possui cadastro para conhecer o perfil dos espaços artísticos que gerem projetos culturais como ateliers, bibliotecas comunitárias, estúdios de fotografia, escolas de música e dança, associações comunitárias de cursos livres de formação cultural, núcleos de teatro, entre outros.

ÁREA DE ATUAÇÃO DOS ESPAÇOS ARTÍSTICOS
Outro dado levantado por meio do mapeamento foi se a atividade artística consistia como principal fonte de renda do(a) artista.
 
ATIVIDADE ARTÍSTICA COMO PRINCIPAL FONTE DE RENDA
DIVERSAS MODALIDADES / AUDIOVISUAL
Além de ser uma fonte importante de informação para mapeamento dos artistas e modalidades artísticas, o mapeamento tem sido útil nas reuniões públicas a respeito da Lei Paulo Gustavo.
“Os dados coletados auxiliarão na elaboração do Plano de Ação pelo município que será submetido para análise do Ministério da Cultura para liberação dos recursos Federais da Lei Paulo Gustavo na cidade”, completou o Secretário da Cultura, André Gomes.
 
FORMAS DE MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS


Para se inscrever, o(a) artista deve acessar o site da Secretaria e preencher os dados solicitados. Mais informações podem ser solicitadas por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 98100-3421 (Whatsapp).