Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
DEZ
04

SECRETARIA DA CULTURA E CIA CORPUS REALIZAM 1ª RESIDÊNCIA INTERNACIONAL DE TEATRO FÍSICO NO INTERIOR PAULISTA

Segunda, 04/12/2023
A Secretaria da Cultura de Marília, em parceria com Cia Corpus de Teatro, realizará de 05 a 09 de dezembro a 1ª Residência Internacional de Teatro Físico do Interior Paulista. A Residência integra a programação da III Mostra Internacional de Teatro de Marília, que contou com apresentações gratuitas de 26/11 a 03/12, contando com delegações da Argentina, Chile, Peru, México  e Brasil.

Serão oferecidas 50 vagas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelos telefones: 14 99665-1908 e  14 98100-0517. As aulas acontecerão no Auditório Municipal Octávio Lignelli (Av Sampaio Vidal, 245 - Piso superior).

A coordenação da Mostra e da  Residência é de  Gonzalo Pérez. Ator profissional, diretor da Cia. Corpus de teatro físico Brasil- Chile, Coordenador da mostra internacional de teatro de Marília, São Paulo- Brasil.

A Residência Internacional de Teatro é parte do projeto de extensão da III Mostra internacional  e contará com a participação confirmada de artistas cênicos provenientes do Chile, México, Peru e Brasil.

Durante toda a programação residência, os artistas chilenos e estrangeiros desenvolverão atividades de integração, formação e especialização, através de práticas e seções diárias de treinamento físico- sensitivo (corporal, vocal e interpretativo) no período da manhã, e oficinas de formação teatral durante o período de tarde- noite, relacionando cada uma das oficinas a um repertório de linguagens cênicas que se concentraram nas seguintes linhas:  narração oral e gestualidade física, corporeidade e interpretação de códigos não verbais e direção cênica de espaços.

 Cada ministrante desenvolverá oficinas intensivas a partir destas linhas de trabalho  e atividades de formação específica em teatro físico que terá como fio condutor e tema principal: “A relação do corpo do ator com o elemento ÁGUA e seu discurso poético interdisciplinar”.

 Durante o processo a equipe de profissionais trabalhará a partir de três elementos técnicos ou princípios de ação dramática para executar e reproduzir ações físicas, gestos, e composições espaciais que permitam desenvolver um dialogo cênico interativo: Trabalho técnico corporal, trabalho experimental, e trabalho de montagem. Tendo como base de estudo o dispositivo corporal como um exemplo de ação física para realizar e produzir uma emoção, e construir de forma experimental a dramaturgia cênica ou performance.

Os Professores:


Gonzalo Pérez (Chile- Brasil / Coordenador):
 Ator com 28 anos de carreira profissional nacional e internacional, diretor teatral, docente em artes cênicas e especialista em teatro físico. Diretor artístico da Cía. Corpus (Brasil-Chile). Mestrado em Artes com Menção em Direção Teatral da Universidad de Chile, sobre a investigação e criação do manifesto: “O atletismo afetivo de Antonin Artaud". Como professor de artes cênicas, trabalha a mais de 20 anos no Brasil, país onde desenvolve atualmente a sua investigação cênica sobre a relação corpo- emoção em espaços extra- cotidianos e públicos. Já dirigiu mais de 20 espetáculos dos quais tem recebido prêmios em nível internacional em Brasil, como também, tem realizado oficinas de aperfeiçoamento técnico em teatro físico em festivais e encontros de teatro internacionais, destacando experiências no VII Encontro da Arte e da Cultura do Mercosul na cidade de Ele Dourado na Argentina, Entepola Chile na universidade Unicamp de Campinas, Brasil. Ganhador do Mapa cultural Paulista de Teatro no estado de San Pablo, Brasil 2009. Atualmente trabalha como diretor da Cia. Corpus em Brasil , e é produtor executivo da III Mostra Internacional de teatro de Marília 2023.
 

Silvia Romero (México):
 Atriz e professora. Formada  em Ciências e Técnicas da Comunicação; graduada do Diplomado Intensivo para a Profissionalização Teatral (Centro Dramático de Michoacán CEDRAM 2007-2009). Formada em Técnica Teatral e diplomada em Atuação (Ambos coordenados pelo Instituto Nacional de Belas Artes, a través da Coordenação Nacional de Teatro, a Escola Nacional de Arte Teatral e o Instituto de Cultura do Estado de Durango 2009-2010). Ganhadora do prêmio a melhor atriz pelo seu personagem da “Maria” no monólogo: A Mulher Sola, de Darío Fo no Primeira Mostra de Teatro em Espaços Alternativos, Durango 2011. Atuou nas coproduções México Espanholas “Señorita Julia” de August Strindberg y “Sarah y Nora toman el té de las cinco” de Juan Luis Mira. Diretora e fundadora da companhia Catarsis Teatro


Roberto Sánchez Piérola (Peru):
 Diretor e professor. Fundador de CUER2, plataforma de pesquisa e criação artística em performance com mais de vinte anos de trabalho, com a qual dirigiu projetos independentes e em coprodução com a Casa da Literatura Peruana, onde também dirige o elenco teatral da instituição. Criador e diretor de numerosas obras teatrais, ganhadoras de prêmios, publicadas em antologias e revistas, presentadas em turnês e festivais de teatro locais e internacionais (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Estados Unidos, Reino Unido), onde realizou oficinas e residências. Como acadêmico tem escrito diversos artigos para publicações especializadas, entre elas a História das Literaturas no Peru. Como dramaturgo, tem sido incluído pelo crítico francês Roland Forgues na última edição de seu livro de entrevistas a dramaturgos peruanos “Palavra Viva”, e em conjunto da sua obra tem sido analisado no libro “Românticos y pós-modernos”, um estúdio do investigador Alfredo Bushby sobre a dramaturgia peruana de mudança de século.


Javier Barrera (Chile)
: Ator e professor. “Minha relação com a cultura nasce a 18 anos atrás, somando a nossos espetáculos de teatro, circo teatro, dança teatro una intensa e rica relação com o público de distintos lugares do país, e no estrangeiro como Argentina, Uruguai, Brasil, Colômbia e Bolívia, montando nossas obras e ministrando oficinas baixo o método Lecoq para teatros, universidades, centros culturais, colégios, cadeias, festivais nacionais e internacionais de teatro, empresas, entre outros. Desenvolvendo uma identidade que pertence ao teatro do corpo e a cultura cómica popular, com dramaturgias que nascem da investigação da vida cotidiana e seus conflitos pessoais e sociais”.
 
III Mostra Internacional de Teatro
 
Finalizou este domingo dia 03 de dezembro a terceira versão da Mostra Internacional de Teatro de Marília, evento artístico cultural realizado pela Cia. Corpus de teatro físico em parceria e realização com Secretaria Municipal de Cultura. 

A mostra contou com oito dias de apresentações e grupos e companhias provenientes de Chile, Argentina, México, Peru e Brasil. Foram no total 13 apresentações de diversas linguagens e estilos teatrais.

Na abertura teve a participação especial do ator e escritor Tadeu Martins. Já na programação oficial teve apresentação dos espetáculos: Boa Pupa de México, Historias encaixotadas do grupo Varanda teatro de Goiás, Vitor Jara para sempre da Cia. Corpus, Mudança em mi menor Grupo Cuer2 de Peru, A lúzer de México com agrupação Catarses teatro, Mais que irmãos do Chile, Um limão, meio Limão da Argentina. O espetáculo A farsa do Boi   do Grupo de teatro Elam, da cidade de Marília encerrou as apresentações.
 De acordo com o coordenador da Mostra, o ator e diretor chileno Gonzalo Pérez, “fazer a mostra internacional de teatro demostrou pra sociedade de Marília, que quando existe uma planificação e organização responsável, é possível desenvolver eventos artísticos de grande porte, mesmo em espaços diversos ou de menor tamanho. O resultado foi muito positivo, recebendo mais de 500 pessoas durante toda a programação.   Além da participação nos debates após apresentação do espetáculo, o que proporciono momentos de aprendizado e troca de experiências artistas entre os participantes e o público em geral.”

 “Agradeço ao poder público e autoridades, principalmente, nosso secretário de cultura André Gomes e a sua equipe , que realizou o evento conosco  em uma parceria de sucesso. A IV versão será realizada em 2024, e esperamos acrescentar uma programação diferenciada para todas as idades com novos grupos e mais artistas e grupos de países convidados”, disse Gonzalo.