Secretaria Municipal da Cultura de Marília exibe ‘Aleluia, Gretchen’, filme que se passa no Paraná, dirigido por um dos mais longevos cineastas do Brasil, Sylvio Back

Quarta, 19/06/2024

Além de diretor de cinema, Back é roteirista e escritor, autor de ‘República Guarani’, escrito com Deonísio da Silva

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), exibe nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 20 horas, na sessão Pontos MIS, o longa brasileiro ‘Aleluia, Gretchen’. Lançado em 1976, o filme é dirigido por Sylvio Back, um dos mais longevos cineastas do Brasil. Nascido em Blumenau, em Santa Catarina, em 1937, Back começou a filmar na década de 1960 e nunca mais parou.

‘Aleluia, Gretchen’ estará em cartaz nesta quinta-feira, dia 20 de junho, às 20 horas, na Sala Municipal de Projeção do Clube de Cinema de Marília (CCM) ‘Emílio Pedutti Filho’, localizada no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no piso superior. A entrada é franca.

Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que conta com da Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Cultura de Marília, oportunizando a realização de oficinas, exibições e ações voltadas para ampliação do conhecimento sobre a sétima arte. Back é um dos mais premiados diretores do cinema nacional e também escritor. Entre seus trabalhos literários se destacam roteiros e poesias, entre seus escritos ‘República Guarani’, em coautoria com Deonísio da Silva, é um dos trabalhos mais elogiados pelos leitores.

‘Aleluia, Gretchen’

Com quase duas horas de duração, ‘Aleluia, Gretchen’ foi lançado em 1976 e traz um enredo ambientado no Paraná. Aliás, o Sul do Brasil é cenário recorrente na obra cinematográfica de Sylvio Back. O filme tem classificação etária de 16 anos e consiste numa produção nacional.

Uma família alemã se muda para uma pequena cidade no interior do Estado do Paraná, fugindo da então Alemanha nazista. Compra um hotel, contudo o lugar acaba se tornando uma espécie de ponto de encontro de simpatizantes do nazismo. A família, então, passa a enfrentar sérios problemas de adaptação nesse novo lugar, além de precisar lidar com os traumas causados pela II Guerra Mundial.

Pontos MIS
‘Aleluia, Gretchen’
Quinta-feira, dia 20 de junho de 2024
Sala de Projeção do CCM ‘Emílio Pedutti Filho’