Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
NOV
24

Sessão + Bate-papo de Cinema Pontos MIS apresenta filme “Carvão”

Quinta, 24/11/2022
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Sobre o filme "Carvão".
Esta edição apresenta o filme recém-lançado “Carvão” (dir. Carolina Markowicz, Brasil, 2022, 107 min, 18 anos).Na trama, uma família, que vive em uma pequena cidade do interior, recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. “Carvão” é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo. 

O filme poderá ser acessado através do Link na página do vimeo do Pontos MIS: https://vimeo.com/showcase/9932730, e ficará disponível das 18h do dia 25/11 às 18h do dia 27/11. 

O bate papo terá início sábado, 26 de novembro, às 18h, no Canal do MIS no YouTube.
Participam do bate-papo a diretora Carolina Markowicz e a atriz Maeve Jinkings. 

Sobre as convidadas:  

Carolina Markowicz escreveu e dirigiu 6 curtas-metragens exibidos em mais de 300 festivais como Cannes, Locarno, Toronto, SXSW, AFI e vencedores de dezenas de prêmios. Seu filme “O Órfão” estreou em Cannes 2018, na Quinzena dos Realizadores e venceu a Queer Palm. Foi apontada pela Indiewire como sendo uma dos “Most exciting new filmmakers to watch” da atualidade.  Acaba de lançar seu primeiro longa, Carvão, com estreia na competição do festival de Toronto e logo depois, San Sebastian. Atualmente está em fase de pós-produção de seu segundo filme, Pedágio. 
 
Maeve Jinkings. Formada em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (PA), em Artes Dramáticas pela Escola de Artes Dramáticas da USP, com passagem pela escola do Centro de Pesquisa Teatral do diretor Antunes Filho. 
Estreia como atriz de cinema no longa metragem Falsa Loura, de Carlos Reichembach (SP), e em Pernambuco filma uma série de curtas e longa metragens, entre os quais O Som ao Redor, Amor Plástico e Barulho, Boi Neon, Aquarius e Açúcar. 
Em 2021, Maeve protagoniza o longa-metragem Carvão de Carolina Markowitz, cuja estreia mundial se dá na prestigiosa seleção da Platform Prize de Toronto 2022, antes de seguir para o Festival de San Sebastian como parte da estreia europeia. O segundo longa de Markowicz é Pedágio, produzido pela Biônica Filmes e estrelado também por Maeve Jinkings, em pós-produção.  
Sua primeira parceria com a plataforma NETFLIX acontece sob direção artística de Heitor Dhalia, e tem estreia prevista para o segundo semestre de 2023. 
 
Sobre a mediadora: 
Giuliana Monteiro Roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes, o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para Livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.