SESSÃO CLÁSSICOS IMORTAIS - FILME: "UM HOMEM COM UMA CÂMERA"
Luz, movimento e experimentação. "Um Homem com uma Câmera", dirigido pelo cineasta soviético Dziga Vertov, é um marco incontornável do cinema mundial. Longe da narrativa tradicional, o filme constrói uma poética visual através de imagens do cotidiano urbano, captadas com uma liberdade de enquadramento e montagem que ainda impressionam.
Vertov, pioneiro do cinema-olho, acreditava no poder da câmera para revelar a realidade sob novas perspectivas. Ao longo do filme, somos levados por ruas movimentadas, fábricas pulsantes e momentos de lazer, em uma montagem rítmica que mistura superposições, aceleração e saltos temporais. A cidade torna-se personagem, viva e mutável, refletindo a dinâmica de uma sociedade em transformação.
A ausência de intertítulos e a falta de uma trama convencional são escolhas ousadas que desafiam o espectador a se conectar com a obra de maneira sensorial. Cada corte, cada enquadramento, parece celebrar a capacidade do cinema de reinventar a realidade.
Para os apaixonados pela história da sétima arte, "Um Homem com uma Câmera" é uma experiência essencial. Uma aula de linguagem cinematográfica que transcende o tempo e nos convida a ver o mundo com outros olhos.
O Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som que realiza, em parceria com a as prefeituras municipais, sessões de filmes, oficinas e exposições.Serviço
Dia: 27/02/2025 (Quinta-feira)
Local: Sala de Projeção do CCM “Emílio Pedutti Filho”
Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 (Piso superior - entrada pelo Museu de Paleontologia)
Horário: 20h.
Ingresso: gratuito.
Direção: Dziga Vertov
País de produção: União Soviética
Tempo de Duração: 68 minutos
Ano: 1929
Classificação etária: Livre