NOV
21
“Tira-Dúvidas” sobre Pontos e Pontões de Cultura acontece na próxima terça-feira na Biblioteca Municipal
Quinta, 21/11/2024
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter

Evento realizado pela Secretaria da Cultura e SAC contará com participação de Célio Turino
A Secretaria Municipal de Cultura de Marília e SAC (Sociedade Amigos da Cultura) realizarão na próxima terça-feira, 26/11, um encontro de Tira-Dúvidas e orientações sobre Pontos e Pontões de Cultura. O encontro acontecerá na Biblioteca Municipal, Rua São Luiz, 1295 – entrada pela Rua São Carlos.
O encontro tem foco nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que tiveram inscrições liberadas no dia 12 de novembro, e contará com a presença de Célio Turino - consultor de Políticas Públicas, idealizador do Programa Cultura Viva e Pontos de Cultura em todo país.
De acordo com a Lei Cultura Viva, Pontos de Cultura são “entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades”.
Pontões de Cultura são “entidades com constituição jurídica, de natureza/finalidade cultural e/ou educativa, que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas.”
Célio Turino:
Célio Turino possui graduação e mestrado em História pela Unicamp, pós-graduação em Administração Cultural pela PUC-SP e doutorado em Humanidades pelo programa Diversitas (FFLCH-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura, História das Mentalidades, Juventude, Esportes e Lazer, Novas Economias, Bem Viver, Governança Democrática, Articulação de Redes Comunitárias de Colaboração, Ambientalismo e Direitos da Natureza. Formulação e implantação de diversas Políticas Públicas, no Brasil e no exterior.
Autor de diversos livros, publicados no Brasil e no exterior, nos idiomas espanhol, inglês e italiano. Ensaísta e conferencista no Brasil e no exterior. Ativismo em movimentos sociais desde 1978. Esteve como Secretário de Cultura e Turismo na cidade de Campinas (1990/92); Diretor de Promoções Esportivas, Lazer e Recreação na cidade de São Paulo (2001/04); Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura (2004/10). É escritor e, desde 2011, viaja pelos rincões do mundo, sobretudo aldeias, vilas e favelas na América Latina, escutando histórias e escrevendo sobre elas.
Os Editais:
Os editais são voltados para artistas, produtores culturais, entidades e coletivos que desejam desenvolver projetos, receber premiações por suas contribuições à cultura local e fortalecer a Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura.
Segundo o Secretário da Cultura André Gomes, o lançamento dos Editais da PNAB é um momento fundamental na consolidação de uma política de financiamento de projetos e programas culturais por meio de Editais. “O Edital vai disponibilizar mais de R$ 1,6 milhão para a cultura local estimulando a produção artística do município, ampliando o acesso do público às manifestações culturais, além de injetar esses recursos na economia criativa, gerando emprego e renda para centenas de pessoas”, disse o secretário.
As inscrições estarão abertas de 12/11/2024 (10h) a 03/12/2024. Os Editais e seus Anexos, com orientações e links para inscrições, estarão disponíveis para consulta dos interessados no Portal Transparência da Prefeitura https://www.marilia.sp.gov.br/portal/editais/1 e no site da Secretaria Municipal da Cultura https://cultura.marilia.sp.gov.br/-editais/.
Os três editais contam com cotas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e com deficiência, visando garantir a inclusão e a diversidade no acesso aos recursos e premiações. As inscrições devem ser realizadas através dos formulários eletrônicos disponibilizados no site da Secretaria Municipal de Cultura de Marília.
Para mais informações, acesse o site da Secretaria Municipal de Cultura de Marília ou entre em contato pelo e-mail [email protected] .