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Bate-papo de Cinema Pontos MIS apresenta filme Ménage

Quinta, 25/08/2022
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no  YouTube  do  Museu,  buscando  trazer  membros  da  equipe  dos  filmes,  pesquisadores  da área, críticos  de  cinema,  jornalistas  e  agentes  cineclubistas  para  discutir  sobre  a  obra  e apresentar curiosidades da produção.

Nesta semana a programação conta com a apresentação do filme Ménage. O Link de acesso ao filme será liberado na sexta-feira (26) à partir das 18h, direto na página do Pontos MIS no Vimeo do MIS: Sessão de cinema Pontos MIS.

O Bate-papo de cinema acontecerá no sábado, 28 de agosto, às 18h, na página do MIS -Museu da Imagem e do Som no YouTube.

Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que em Marília conta com parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura.

Sobre o filme:

Classificação: 16 anos.
Três políticos corruptos de um pequeno partido envolvidos em uma trama de sexo, drogas e traição são os protagonistas de uma narrativa ágil e onírica. Primeiro longa do jovem diretor Luan Cardoso, “Ménage” foi produzido com baixo orçamento e  foca  um  escândalo  protagonizado  por  figuras  públicas  imorais  dando  a  ver  a  dimensão patológica de suas masculinidades tóxicas.

A partir destas personagens o filme traz à cena o que  de  pior  a  sociedade  brasileira  pode  produzir,  fotografando  com  algum  sarcasmo  suas relações impróprias nas esferas pública e privada, dando contorno onírico a situações de puro horror.

 Classificado  como  do  gênero  fantástico  flerta  com  o  thriller  político  e  de  terror, resultando um filme original que testemunha inventividade e disposição do realizador para um trabalho autoral.

Sobre os convidados:

Luan Cardoso: diretor,  27 anos, é responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” criado  em  2010.

 Desde  então  realizou  cerca  de  100  trabalhos  como  Diretor  de  Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Na  música  realizou  documentários,  fotos,  videoclipes  de  João  Donato,  Ná  Ozzetti,  Juçara Marçal, Jards Macalé, Ednardo, Zeca Pagodinho, Alessandra Leão, Mombojó, Lenine, Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Fafá de Belém, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Metá Metá entre outros.

 Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e Resilientes” que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal   de   mulheres   trabalhadoras.   e   dirigiu   seu   primeiro   longa-metragem   ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo).

Vinícius Ferreira: ator, 43 anos, natural de Brasília, paulistano de coração e acolhida, em 20 anos de carreira, atuou em 41 filmes, 37 peças, 4 séries e 2 novelas. Bacharel em Artes Cênicas, Diretor Executivo do TEATRO DA ROTINA –Associação (São Paulo) e membro da CIA. PLÁGIODE TEATRO (Brasília), desenvolve ininterruptamente sua trajetória teatral atuando também como  iluminador,  produtor,  gestor  e  fomentador  cultural.

Em  2018,  protagonizou  a  série BANALIDADE  DO  MAL  (Prime  Box),  direção  de  Fábio  Canale;  atuou  em  O  DOUTRINADOR (Space), direção de Fabio Mendonça e Gustavo Bonafé; e na 2ª temporada de CARCEREIROS (Globo), direção de José Eduardo Belmonte. Em 2022 atua em Menage, filme do diretor Luan Cardoso.

Sobre a mediadora:

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro  e  direção  de  filmes  na  Universidade  de  Nova  York  (NYU,  Tisch  School  of  the  Arts).

Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos –os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) –partindo de uma linguagem mais documental para ficção.