Circuito Sesc de Artes acontece dia 27 de agosto em Marília com diversas atrações gratuitas

Quarta, 24/08/2022

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

A região do ABC é uma das áreas que recebe um dos roteiros do Circuito: de 12 a 14 de agosto, respectivamente, os moradores de Mauá, Diadema e São Caetano curtem as atrações. Na semana seguinte, o comboio de atividades chega em Itaquaquecetuba (19 de agosto), Salesópolis (20 de agosto) e Ferraz de Vasconcelos (21 de agosto). Garça (26 de agosto), Marília (27 de agosto) e Avaré (28 de agosto) fecham a viagem dos artistas que integram esse roteiro.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro:

Em Marília, o Circuito Sesc de Artes acontecerá dia 27 de agosto, sábado, à partir das 16h, na Praça Maria Izabel (ao lado da Igreja São Bento).

Renato Barboza e alguns artistas convidados por ele apresentam o Circuito de bolinhas: Engenhoca com bolinhas de gude, uma instalação em que os participantes criam circuitos de bolinhas com peças elaboradas a partir de materiais do cotidiano em totens com paineis perfurados. Mediadores auxiliam na manipulação desses paineis, estimulando a exploração do acervo de materiais reutilizáveis em busca de soluções aos desafios propostos.

O Grupo Experimental de Música - GEM (SP) apresenta o Cine Concerto Interativo. De Santo André, o grupo, que se dedica à pesquisa e criação de sons e instrumentos com sucatas, cria uma trilha sonora ao vivo simultaneamente à exibição de trechos dos filmes “O Menino e o Mundo” (Alê Abreu), “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin) e “Alice no País das Maravilhas” (Tim Burton).

Em Cabaré da Mafalda, a palhaça Mafalda e sua excêntrica trupe fazem de tudo para que o espetáculo se realize, mas ele nem sempre sai como esperado! Os artistas garantem risos e confusão com seus números clássicos, cenas cômicas musicais e habilidades circenses.

Em Telhado de Histórias, o Grupo Raconto (SP) usa uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, para estimular as crianças à leitura. O público conhece diferentes histórias e reflete sobre elas, trocando impressões, além de explorar o inusitado espaço.

O SPBeATesSentiaLs (SP)  apresenta a vivência Fazendo Beats. Nela, o participante é convidado a conhecer o universo do beatmaking, aprendendo os fundamentos para a produção de um beat de qualquer estilo musical. Também serão abordados o contexto histórico, artístico e tecnológico, principais artistas, instrumentos e efeitos.

Inspirado na cultura dos sound systems, o baile Versando na rua: reggae em festa brasileira convida o público a celebrar clássicos nacionais e internacionais em versões ao vivo, com os vocais de Marietta Massarock e Monkey Jhayam.

A Carroça é Nossa, espetáculo do grupo maranhense Xama Teatro, é baseada na cultura popular do Maranhão. Quatro personagens partem em busca de um animal para puxar uma carroça que acreditam ser o veículo de transporte até seus sonhos. Durante a jornada, eles fazem descobertas sobre suas origens, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2022

Roteiro 8

Garça - Dia 26 de agosto - Complexo Turístico Lago J.K. Williams – Rua Vinte e Sete de Dezembro, 394, Williams

Marília - Dia 27 de agosto – 16h - Praça Maria Izabel – Centro

Avaré - Dia 28 de agosto - Largo São João - Rua Rio de Janeiro, s/nº - Centro