Oficina Pontos MIS | Cinema, patrimônio e memória coletiva com André Manfrim
26 a 30 de julho, Segunda - Quarta - Sexta
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas ao todo
Duração: 3 encontros de 3 h
Classificação: a partir de 18 anos
Público-alvo: Interessados em história, arquitetura, museografia, restauro e/ou demais modalidades de patrimônio material e imaterial.
Horário: Segunda - 19h às 22h
Quarta - 19h às 22h
Sexta - 19h às 22h
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.
As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-6925, com Helder - de segunda a sexta-feira das 08 às 11h e das 13h30 às 17h.
Sobre a oficina
A oficina abordará as relações entre o fazer cinematográfico e as políticas de preservação, patrimônio e memória. A oficina será composta por 3 encontros e será ministrada pelo documentarista, professor e pesquisador André Manfrim.
Observação: A oficina pretende colaborar com projetos audiovisuais que tenham relação com políticas de patrimônio, preservação, salvaguarda e difusão da memória nas cidades e regiões. Pedimos, portanto, que os alunos e as alunas tragam para as aulas, sistematizadas, as informações e o contexto de realização dos projetos de interesse. Não é preciso trazer material filmado.
Basta que haja algum projeto ou ação ligada a políticas de patrimônio e memória, e o interesse em agregar o audiovisual a esta experiência. Por exemplo: realizar um vídeo sobre uma exposição que ocorreu ou ocorrerá na cidade; realizar um documentário sobre a região do centro histórico, ou sobre algum edifício tombado; produzir um banco de imagens sobre o processo de restauro de alguma obra, monumento, ponto turístico etc. O formato é livre. Os projetos serão discutidos e orientados na oficina, na medida do possível dentro do tempo de que dispomos.
Objetivo
O objetivo da oficina é ajudar profissionais e interessados em políticas de patrimônio a utilizarem ferramentas técnicas e estéticas do vídeo e do cinema em seus projetos e atividades. O cinema pode tanto servir como registro e divulgação de políticas patrimoniais já instaladas, como oferecer novas ferramentas de registro, produção de acervos ou ressignificação de elementos da memória coletiva presentes no território. A intenção é buscar relações entre cinema e patrimônio arquitetônico; cinema e monumentos; cinema e registro de saberes, cultura e identidade.
Módulo 1
Cinema e a produção de imagens da memória coletiva
No primeiro encontro vamos discutir como alguns cineastas e documentaristas abordaram assuntos ligados a políticas de patrimônio e memória coletiva. Serão apresentados trechos de filmes de realizadores(as) estrangeiros(as) (Patrício Guzman, Agnés Varda, Chris Marker) e brasileiros(as) (Anita Leandro, Luis Labaki, Paula Sacchetta).
Módulo 2
Possibilidades e práticas
No segundo encontro serão trabalhadas questões relativas às políticas de patrimônio que ocorrem ou podem ser filmadas nas cidades e territórios dos alunos da oficina. A intenção é pensar como a oficina pode dar apoio instrumental para projetos que já ocorram, ou mesmo como desenvolvimento de novas ideias. Os alunos serão convidados a trazer propostas práticas, que poderão ser o registro das políticas de patrimônio, produção de banco de imagens, edição de imagens já produzidas etc.
Módulo 3
Avaliação e encaminhamentos
No terceiro encontro faremos um fechamento teórico e prático da oficina, pensando como audiovisual e políticas de patrimônio podem se relacionar. Serão discutidos mais alguns exemplos da história do cinema, que se relacionam com os projetos trazidos pelos alunos e alunas. Faremos também a orientação técnica e instrumental dos projetos audiovisuais que queiram ter seguimento depois da oficina.
*Esta atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e está vinculada ao projeto Brasil Memória, contemplado com o PROAC Editais Desenvolvimento de Séries - 2019.
Sobre o professor
André Manfrim é formado em audiovisual pela ECA USP. Atualmente cursa graduação em História na FFLCH USP e é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais, também na ECA USP. Dirigiu e roteirizou a série documental Habitação Social - Projetos de um Brasil (TV Cultura, TV Brasil e Amazon Prime Vídeo). Dirigiu a fotografia da série Onde nascem as ideias (Canal Curta!) e do longa-metragem documental O Barato de Iacanga (Netflix), entre outros projetos. Atualmente desenvolve a série televisiva Brasil Memória, através do edital PROAC Editais Desenvolvimento de Série 2019.