Oficina Pontos MIS | Cultura e públicos: estratégias de comunicação | com André Fonseca
Oficina on-line
07 a 09 de dezembro, terça a quinta, das 19h às 21h | Ao vivo pelo Zoom | Inscrição via Sympla | Gratuita
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 16 anos
Público-alvo: Interessados no tema
Horário: Terça - 19h às 21h
Quarta - 19h às 21h
Quinta – 19h às 21h
Inscrições até 07/12 (12h) pelo telefone 3402-6600 - Secretaria da Cultura.
Semanalmente, o Pontos MIS oferece uma oficina ao vivo pela plataforma Zoom com inscrições pela Sympla. Cada cidade pode inscrever até 50 participantes. O link de acesso à aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.
Ministrada por André Fonseca, consultor, professor e pesquisador, a oficina apresenta análises e ferramentas práticas para que profissionais da área cultural pensem sua comunicação com mais estratégia, entendendo como a era digital tem mudado os modos de relacionamento com os públicos. É voltado para pessoas que trabalham em espaços/instituições culturais ou com produção/gestão cultural e também para artistas.
Aula 1 | Consumo cultural na era digital: o que está mudando?
Um panorama sobre como as tecnologias digitais têm alterado os comportamentos e hábitos dos públicos. Consumo cultural no Brasil: o que as pesquisas nos mostram?
Aula 2 | Como as experiências oferecidas aos públicos podem gerar mais percepção de valor
Como as experiências oferecidas nos espaços e atividades culturais podem ampliar ou afastar públicos e quais são os fatores que interferem nessas experiências. Experiências online, presenciais e híbridas.
Aula 3 | Ferramentas de comunicação para a área cultural
Como pensar e organizar uma comunicação com estratégia. Técnicas para aproximar e envolver os públicos: storytelling, aspectos sensoriais e infotenimento. Cuidados com a comunicação visual e escrita.
Sobre o professor:
André Fonseca é consultor, professor e pesquisador independente nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Já realizou trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, Pontos MIS, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.