PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Projeto quer transformar o sobrado da Dom Pedro em museu municipal

Terça, 15/10/2024

A empresa Memorialis, especializada em produção cultural e preservação de patrimônio cultural, apresentou nesta quarta-feira, 7 de agosto, um projeto inovador que busca, através de recursos estaduais do ProAc SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo), recuperar, preservar e dar uma destinação de uso para um dos patrimônios históricos e culturais de Marília, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

A proposta quer transformar o primeiro sobrado construído em Marília, em 1928, no Museu de Cinema e Rádio do Oeste Paulista.

O projeto foi apresentado aos proprietários do imóvel tombado, representantes da Prefeitura Municipal (Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo) e representantes da sociedade (Conselho de Cultura, Conselho de Turismo e Comissão de Registros Históricos).

A intenção é incluir o projeto de reforma e restauração em iniciativas de fomento à cultura, com posterior criação de um Fundo Municipal para Patrimônios Históricos de Marília para custeio da manutenção e atendimento ao público.

A primeira casa assobradada da cidade continua em pé e está entre os três únicos locais da cidade tombados pelo patrimônio histórico do Estado de São Paulo, o Condephaat. Os outros dois são a chaminé da antiga indústria Matarazzo e o mural da escola técnica Senac.

O sobrado, que fica na rua Dom Pedro, nº 87, no quarteirão entre a Quatro de Abril e a São Luiz, testemunhou o crescimento histórico, econômico e cultural de Marília e é o único exemplar de casa em alvenaria do período do Alto Cafezal ainda existente.